São Paulo, sábado, 20 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei do PR resulta no recolhimento de 5.500 armas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Uma lei estadual no Paraná garante imunidade, anonimato e remuneração de R$ 100 para quem entregar à polícia armas sem registro.
A lei entrou em vigor em janeiro e, segundo o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, já resultou no recolhimento de 5.500 armas, entre pistolas, carabinas e escopetas calibre 12. "Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram recolhidas 3.900 armas. Em apenas três meses de campanha, já conseguimos quase dobrar esse número", disse.
O mecânico Márcio Dobruski, 26, de Ponta Grossa (120 km de Curitiba), entregou 27 armas que faziam parte de um acervo acumulado desde os tempos do avô. "Essa lei veio na hora certa. A gente fica com medo de um ladrão entrar na nossa casa e usar nossas próprias armas", afirmou.
Para entregar uma arma e receber a quantia prometida, o dono deve ir até uma delegacia ou um quartel e preencher um formulário com nome, endereço e conta bancária. O pagamento, segundo a secretaria, demora pouco mais de um mês.
A lei estadual do desarmamento ainda se estende a policiais. Para cada flagrante de porte ilegal, há remuneração de R$ 100. (DIMITRI DO VALLE)


Texto Anterior: Após 3 meses, ainda há controvérsia
Próximo Texto: Letras jurídicas - : A guerra que não tem fim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.