São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MASSACRE

11 são acusados por morte de 29 na Baixada

DA SUCURSAL DO RIO

Dez policiais militares e um ex-PM foram denunciados ontem à Justiça pelo Ministério Público do Estado do Rio como autores da matança de 29 pessoas em 31 de março nos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense (região metropolitana do Rio de Janeiro).
Nem a denúncia nem o inquérito da Polícia Civil, também concluído ontem, indicam os motivos do massacre e se houve mandante. Contra os 11 acusados, há o depoimento de testemunhas e provas técnicas, como a identificação de cápsulas de munições de pistolas usadas pelos assassinos. Nenhuma arma usada na matança foi localizada na investigação.
Eles foram denunciados por 29 homicídios duplamente qualificados, uma tentativa de homicídio duplamente qualificado e formação de quadrilha armada.
Se condenados às penas máximas do Código Penal, cada um poderá pegar 896 anos de prisão.
Segundo os promotores, os assassinos pretendiam mostrar aos moradores das áreas onde houve os crimes que detinham o controle da situação.
A denúncia e o inquérito foram entregues à juíza Elizabeth Machado, da 4ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, no final da tarde. Ela decretou a prisão preventiva dos 11 acusados, que já estavam presos. As investigações ainda irão continuar. O Ministério Público espera que algum acusado confesse e dê, na fase judicial, novos detalhes da matança.


Texto Anterior: Crise na caserna: Rixa é provável causa de morte em quartel
Próximo Texto: Violência: Dupla mata estudante no Planalto Paulista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.