São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

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Ponte estaiada deve ligar Santos e Guarujá

Governo do Estado desiste de túnel e apresenta novo projeto de construção, com custo de R$ 500 mi

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo de São Paulo descartou a abertura de um túnel submarino para fazer a ligação rodoviária entre Santos e Guarujá e apresentou ontem aos prefeitos das duas cidades o projeto de construção de uma ponte estaiada com pedágio.
O projeto da ponte, com custo estimado em R$ 500 milhões, de 2.827,5 metros, prevê duas pistas de cada lado, passagens laterais para pedestres e ciclovia na parte central. O vão livre terá 70 metros.
O ponte deve fazer a ligação entre as avenidas Mário Covas -antiga avenida Portuária-, na Ponta da Praia, em Santos, e Adhemar de Barros, no Guarujá. É praticamente o mesmo traçado por onde passam hoje as balsas da Dersa.
De toda a extensão da ponte, 940 metros seriam sustentados por estais (cabos presos à estrutura central), a exemplo da ponte Octavio Frias de Oliveira, na zona sul de São Paulo.
No início deste ano, o governador José Serra (PSDB) chegou a anunciar a construção do túnel, mas estudos técnicos apontaram que a solução da ponte seria a mais viável.
Segundo o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, a ideia do túnel foi abandonada em razão dos altos custos, cerca de R$ 2,5 bilhões.
O plano do governo é executar a obra por meio de PPP (Parceria Público-Privada). O investidor pode ser remunerado pela cobrança de pedágio, com tarifa máxima de R$ 7,50 -o mesmo valor cobrado pela balsa. (JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)


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