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Ponte estaiada deve ligar Santos e Guarujá
Governo do Estado desiste de túnel e apresenta novo projeto de construção, com custo de R$ 500 mi
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo de São Paulo descartou a abertura de um túnel
submarino para fazer a ligação
rodoviária entre Santos e Guarujá e apresentou ontem aos
prefeitos das duas cidades o
projeto de construção de uma
ponte estaiada com pedágio.
O projeto da ponte, com custo estimado em R$ 500 milhões, de 2.827,5 metros, prevê
duas pistas de cada lado, passagens laterais para pedestres e
ciclovia na parte central. O vão
livre terá 70 metros.
O ponte deve fazer a ligação
entre as avenidas Mário Covas
-antiga avenida Portuária-,
na Ponta da Praia, em Santos, e
Adhemar de Barros, no Guarujá. É praticamente o mesmo
traçado por onde passam hoje
as balsas da Dersa.
De toda a extensão da ponte,
940 metros seriam sustentados
por estais (cabos presos à estrutura central), a exemplo da
ponte Octavio Frias de Oliveira,
na zona sul de São Paulo.
No início deste ano, o governador José Serra (PSDB) chegou a anunciar a construção do
túnel, mas estudos técnicos
apontaram que a solução da
ponte seria a mais viável.
Segundo o secretário de Estado dos Transportes, Mauro
Arce, a ideia do túnel foi abandonada em razão dos altos custos, cerca de R$ 2,5 bilhões.
O plano do governo é executar a obra por meio de PPP
(Parceria Público-Privada). O
investidor pode ser remunerado pela cobrança de pedágio,
com tarifa máxima de R$ 7,50
-o mesmo valor cobrado pela
balsa.
(JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)
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