São Paulo, sexta-feira, 20 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa diz que manual autoriza vôo sem o reversor

DA REDAÇÃO

Leia trechos da entrevista dada pelo vice-presidente técnico da TAM, Rui Amparo, ao Jornal Nacional, da Rede Globo, em que afirma que o manual autorizava vôos, apesar do problema no reversor.

 

JN - Qual é o histórico dessa aeronave que se acidentou aqui no aeroporto de Congonhas?
RUI AMPARO -
Nós investigamos três meses antes do ocorrido e não encontramos nenhuma pane significativa. Pane significativa significa alguma pane que pode alterar o seu padrão de vôo significativamente.

JN - Mas na sexta-feira ela apresentou algum tipo de problema?
AMPARO -
Exatamente. Na sexta-feira ela tinha um reporte de um sinal de mau funcionamento de um dos reversores. Nesse caso, o manual manda que você iniba mecanicamente esse dispositivo, mas você pode liberar o avião para vôo por dez dias, em qualquer condição de pista.

JN - Não é considerado grave esse tipo de alerta?
AMPARO -
Não, absolutamente. Ele está nos manuais. Nós podemos liberar com até dois reversores inoperantes.

JN - E teve problema com um dos reversores na sexta-feira?
AMPARO -
Teve uma mensagem em um dos reversores. Esse reversor foi pinado, travado.

JN - Então desde sexta, dia 13, o avião passou a voar sem o reversor?
AMPARO -
Ele passou a voar sem o reversor direito.

JN - E isso em nenhum momento poderia provocar algum risco?
AMPARO -
Absolutamente. Pelos manuais você não tem nenhuma alteração em performance de pista, exceto em pistas muito contaminadas.

JN - O que significa pistas contaminadas?
AMPARO -
Contaminadas são embaixo de chuva muito forte.

JN - Não é o caso que aconteceu?
AMPARO -
Absolutamente. Não é o caso declarado aqui.

JN - Na segunda-feira essa aeronave apresentou problemas ao pousar em São Paulo? Ela decolou de Confins e pousou em São Paulo, em Congonhas. A mesma aeronave que apresentou o alerta com relação ao reverso na sexta-feira, ela apresentou algum problema ao pousar em São Paulo depois?
AMPARO -
Não. Temos o livro de bordo para provar. Ela voou de Confins, vôo 3215, absolutamente sem problemas.

JN - A Aeronáutica mostra que essa aeronave pousou muito além do limite normal ou comum e que o piloto relatou para a torre que a pista estava escorregadia.
AMPARO -
Eu só posso falar da máquina, de que não houve nenhum reporte de problemas na máquina, no avião.


Texto Anterior: Para Airbus, é prematuro comentar caso
Próximo Texto: Tragédia em Congonhas/Causas: Para especialistas, só falha mecânica não explica acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.