São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA AREIA

Corpo da minke anã estava em decomposição e será examinado

Mais uma baleia morre no Rio

JOÃO PEQUENO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Uma baleia minke anã, com 4 toneladas e 7 metros de comprimento, foi encontrada morta na manhã de ontem na praia da Gorda, em Búzios, Região dos Lagos. Ela já estava em decomposição e passará por exames na Fiocruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz) para que seja descoberta a causa de sua morte.
Segundo o biólogo Lucas Hassel, do Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos, o estado de decomposição indica que a baleia já estava morta havia dois ou três dias. Pesquisadores chegaram a levantar a possibilidade de ser a mesma baleia que quase encalhou na praia dos Ossos, em Búzios, há uma semana, mas a suspeita foi afastada.
Segundo Lucas Hassel, a baleia que apareceu morta ontem é diferente da que foi devolvida para alto-mar na quarta. "Aquela era de uma outra espécie, a minke antártica, e media 9 m."
Foi a quarta baleia a aparecer no litoral do Rio em duas semanas e a segunda a morrer.


Texto Anterior: Governo pode liberar novos aumentos
Próximo Texto: Atendimento precário: Ministério da Saúde exclui 10 hospitais psiquiátricos do SUS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.