São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Medida visa regiões carentes

Cursos de pós-graduação serão feitos em parceria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Cursos de pós-graduação já reconhecidos poderão, a partir de agora, formar turmas especiais de mestrado ou doutorado em parceria com instituições de ensino público ou privado que ainda não ofereçam esse tipo de vaga.
A medida visa permitir a formação de mestres e doutores em regiões carentes de recursos humanos por meio de cursos com qualidade reconhecida.
Esse novo formato será possível porque a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou, na última semana, as regras -publicadas na portaria 67, no "Diário Oficial" da União- para a apresentação de Projetos de Doutorado Interinstitucional, chamados de Dinter, e de Mestrado Interinstitucional, o Minter, que já existia e agora terá suas normas adequadas à nova medida.
Os novos cursos feitos em parceira terão de passar por avaliação da Capes. Porém, com a publicação das regras é possível, por exemplo, que um grupo de doutores formados na USP (Universidade de São Paulo) vá para uma universidade do Norte do país e, com a infra-estrutura dessa instituição, monte um projeto de curso de doutorado no local
"Todos estão na fase de namoro. A maturação é lenta, mas acreditamos que isso poderá induzir a formação de massa crítica", disse ontem o presidente da Capes, Jorge Guimarães, que participou de evento no MEC para divulgar os números atualizados da pós.
Segundo os dados divulgados pelo ministro Fernando Haddad, a Capes autorizou neste ano 174 novos cursos, sendo 106 de mestrado, 60 de doutorado e o restante de mestrado profissional.
Haddad disse que neste ano a maior parte dos cursos é de universidades novas ou com baixa oferta de pós-graduação. Foram contempladas 103 instituições, sendo que 56 estão nesse grupo.
Um desses casos é o da Fundação Universidade Federal do Piauí, que teve o primeiro doutorado do Estado aprovado.


Texto Anterior: Saúde: Lobby pró-tabaco no Senado é atacado
Próximo Texto: Mudança: Bairro da Serra deixa de fazer parte do Petar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.