São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MUDANÇA

Parque recebe área desocupada

Bairro da Serra deixa de fazer parte do Petar

DA REPORTAGEM LOCAL

O parque estadual do Vale do Ribeira (Petar), em São Paulo, tem um novo desenho: desde o último sábado, deixou de fazer parte de sua área um terreno onde fica o bairro da Serra, de 111 hectares, e passou a integrá-lo uma área desocupada de 118 hectares.
O local é um paraíso das cavernas: mais de 250 já foram cadastradas no parque. Segundo o diretor de reservas e parques do Instituto Florestal, Luiz Roberto de Oliveira, a mudança era uma reivindicação antiga dos moradores da área.
"Remover a população era complicado. E os moradores não podiam fazer quase nada no local por se tratar de um parque. Para o Petar também foi positivo, porque o parque ganhou em tamanho e trocou uma área completamente ocupada por outra mais preservada", afirmou.
O diretor disse que foi feito um trabalho para que os moradores do que agora é o entorno do parque trabalhem com ecoturismo e sejam aliados do Petar. No local, é comum problemas com palmiteiros e caçadores.


Texto Anterior: Educação: Cursos de pós-graduação serão feitos em parceria
Próximo Texto: Clima: Chuva provoca estrago em cidades mineiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.