São Paulo, domingo, 20 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME VIRTUAL

PF acha na Unesp computador com imagem pedófila

ROGÉRIO PAGNAN
DA FOLHA RIBEIRÃO

O campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Franca é alvo de uma investigação do Ministério Público e da Polícia Federal por ser base de uma rede de pedofilia (perversão sexual contra crianças) na internet.
A unidade no interior paulista é a mesma onde trabalhava um professor de dança condenado a 26 anos e oito meses por estupro.
Anteontem, uma equipe da PF de São Paulo, acompanhada de técnicos da própria universidade, esteve na unidade e apreendeu dois computadores que continham material pornográfico infantil -ninguém foi preso.
A apreensão ocorreu no pólo de informática do campus, que tem 90 máquinas e é usado por ao menos 2.050 alunos, 101 professores e cem funcionários. Todas as máquinas foram analisadas, trabalho que durou aproximadamente oito horas. A investigação está em andamento há três meses. A PF não falou sobre a operação.
Segundo o diretor interino da Unesp de Franca, Ivan Aparecido Manoel, a notícia deixou perplexos professores, funcionários e alunos e, ao mesmo tempo, colocou todos sob suspeição. "Uma vez que não sabemos quem foi, fica mal para todo mundo. É uma sensação horrível", afirmou.
"Isso é o grau mais alto da perversão humana. E me abalou saber que nosso meio tem gente que se dispõe a isso."
Há dificuldade em identificar o responsável (ou responsáveis) pelo crime porque o sistema não tem senhas individuais. A diretoria afirmou que o sistema será alterado a partir desta semana.
No início do ano, a Unesp de Franca teve o nome ligado a outro crime sexual, quando o professor de dança Célio Ernande Pereira, 41, foi preso sob acusação de estuprar cinco universitárias. Ele ficou conhecido como "maníaco da Unesp" e foi condenado a 26 anos e oito meses por um dos casos.


Texto Anterior: Cotidiano: Homem é preso com fuzis e 2.000 balas dentro de casa
Próximo Texto: Fonte da juventude: Alimentação é arma contra envelhecimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.