São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universitária e modelo, Bruna, 20, diz se sentir "minoria absoluta"

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO

Bruna Pereira, 20, diz se sentir minoria absoluta em sua faculdade. Aluna do segundo ano do curso de sistemas da informação do Imes (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), ela diz que os negros ainda são exceção no ensino superior. Desde que se tornou modelo, há dois anos, ela decidiu não abrir mão da faculdade. "Nunca se sabe como a carreira vai ser", avalia.
Em sua sala, apenas ela e um colega são negros. "Isso é reflexo da condição dos negros no país. A maioria está na periferia, e quem é de uma classe social mais baixa, seja branco ou negro, não pode pagar uma faculdade particular", raciocina.
Júlio César Pereira, 24, diz que, entre os seus cem colegas de turma no curso de direito da USP há só cinco negros. "A desvantagem social no Brasil está diretamente relacionada à etnia. Como o negro, pobre, sem preparação, vai passar por um exame estritamente técnico como o vestibular?", questiona.

Preconceito
Na PUC do Rio, a Folha conversou com alunos de diferentes cursos. Nenhum reclamou ter sofrido preconceito declarado no campus, ainda que alguns tenham dito que ele às vezes se manifesta de forma sutil.
André Sales, 36, aluno de história, afirma sentir que há diferença entre alguns grupos de alunos, mas conta que nunca foi discriminado. "Alguns cursos são bastante elitizados", diz. Já Uendel dos Santos, 25, um dos poucos negros em curso considerado elitizado, o de economia, conta que nunca teve problemas na faculdade.
Para Isis Montes, 17, estudante de letras,o acesso ao ensino superior não foi novidade na família. A mãe é médica, e duas tias se formaram. Já no caso Adailton Moreira, 43, o caminho foi bem mais difícil. Trabalhando desde os dez anos, somente há dois anos ele entrou em ciências sociais.


Texto Anterior: Avanço de minoria é maior nas particulares
Próximo Texto: Universidades atraem estudante negro oferecendo bolsas e cotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.