São Paulo, sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Caiu tudo em cima de mim", diz menina

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CIDREIRA (RS)

Com ferimentos na cabeça e ataduras nos dedos da mão direita, Kauani de Freitas Mandicaju, 11, aponta para os escombros da Escola Municipal Ildo Meneghetti, em Cidreira (RS).
"Ficou tudo escuro e fomos para a janela olhar. Estava um ventão e voaram algumas telhas. De repente, caiu tudo em cima de mim. Quando abri os olhos, estava embaixo de um monte de tijolos", contou a menina, estudante da 5ª série.
O forte vento que atingiu o litoral do Rio Grande do Sul ontem à tarde provocou o desabamento do teto de duas das oito salas de aula da escola, onde estudam aproximadamente 300 alunos.
Nos fundos, um muro de 60 metros de comprimento por 2 metros de altura veio abaixo. O colégio havia passado recentemente por uma reforma.

"Caos"
Na hora do vendaval, os vizinhos da escola correram para socorrer as crianças. O açougueiro Marcos Rafael, 21, saiu de casa para conferir os estragos do vento. Ele ouviu gritos na escola.
"Corri pra lá com os outros vizinhos e ainda encontrei três crianças embaixo de uma laje. Tiramos elas de lá. Foi um caos", afirmou.

Sem luz e telefone
Na vizinhança, o vento destelhou diversas casas e cortou os cabos de energia e telefone.
A 20 metros de distância da escola, a casa onde a menina Kauani vive com a família também foi destruída. O telhado desabou e os móveis da família estavam no meio dos escombros. "Compramos a casa há um ano e hoje não temos mais nada. Quando o teto caiu, meu filho pulou em cima da minha nora grávida de oito meses para salvá-la", relembra chorando a dona de casa Luci Mandicaju, 47. As seis pessoas da famílias estão desabrigadas.


Texto Anterior: Chuva mata 5 pessoas no Sul; teto de escola desaba e fere alunos
Próximo Texto: País tem deficit de 98 obras em setor de energia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.