São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro lado

Metrô afirma que aguarda laudo do IPT

DA REPORTAGEM LOCAL

O Metrô foi contatado anteontem, mas não se manifestou sobre as críticas à troca do método construtivo em trecho da linha 4. A empresa só disse que "não houve mudança no projeto da estação Pinheiros", que segue a técnica original em NATM. A troca de "shield" para NATM ocorreu só no túnel da via que emboca na estação, e não na estação -nunca planejada com "tatuzão", inclusive por conta de seu diâmetro.
O Metrô diz que "as opiniões do senhor Kenzo Hori são de sua exclusiva responsabilidade" e que só irá se manifestar "após a conclusão do laudo do IPT".
Carlos Eduardo Moreira Maffei, consultor do Consórcio Via Amarela, enviou por escrito sua opinião sobre a discussão do método. Ele diz que os métodos NATM, "shield" ou vala a céu aberto "são adequados, desde que utilizados considerando os mais variados condicionantes, como extensão da obra, forma, dimensões e maciço a ser escavado".


Texto Anterior: Para técnicos, método seguro vale o preço
Próximo Texto: "Informação tinha, o pessoal é que não leu", diz geólogo da linha do acidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.