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Para defesa de pilotos norte-americanos, diálogos da caixa-preta são irrelevantes'
COLUNISTA DA FOLHA
Para a defesa dos pilotos norte-americanos Joe Lepore e
Jan Paladino, as manifestações
de desconhecimento da aeronave e das condições de vôo no
Brasil, que ficaram claras nos
diálogos da caixa-preta do jato
Legacy, são "irrelevantes" no
conjunto de fatos que levaram
ao maior acidente da aviação
brasileira, em 29 de setembro.
"Não houve nexo causal entre eventuais dúvidas dos pilotos e o acidente. Nenhuma das
dúvidas manifestadas foi relevante para esse desfecho", disse
o advogado de Lepore e Paladino no Brasil, Theo Dias, comentando a reportagem publicada pela Folha no domingo,
contendo os principais trechos
da caixa-preta do Legacy e das
conversas entre controladores.
Dias não quis comentar diálogos entre os pilotos que mostram que eles tiveram problemas, por exemplo, com o SMF
(Flight Management System),
que gerencia os dados do vôo,
inclusive rota e altitude.
Pelas transcrições, um dos
pilotos comenta que estava
"ainda trabalhando os problemas de mexer nessa coisa", referindo-se ao FMS. Mais adiante, depois de dizer que precisava "ler o livro", reclamou: "Tudo está uma bagunça porque
(...) precisamos, eu acho, limpar esse avião e o configurar".
Quanto aos diálogos truncados entre os pilotos e os controladores brasileiros, Dias disse que as fitas de fato mostram
"dificuldade de comunicação".
Dias reclamou da tradução
dos diálogos e diz que há "equívocos e mal entendidos". A
transcrição foi feita pelo NTSB,
de Washington.
Para Dias, a maior prova de
que os pilotos estavam aptos
para voar no Legacy é o fato de
terem conseguido pousar "em
plena selva amazônica", apesar
da asa avariada.
Em entrevista à Folha publicada no dia 17 de dezembro de
2006, Lepore disse que é piloto
há 20 anos e treinou 20 horas
no simulador. "O equipamento
me era muito familiar."
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