São Paulo, domingo, 21 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HÁ 50 ANOS

Inezita pesquisa raiz cultural

DO BANCO DE DADOS

O serviço que Inezita Barroso vem prestando à música folclórica brasileira somente daqui a muitos anos poderá ser devidamente aquilatado.
Ao lado da capacidade de selecionar para seu repertório somente músicas autênticas, o grande serviço que Inezita vem prestando ao nosso folclore é o de pesquisar e recolher motivos musicais populares. O melhor exemplo é "Pregão da Ostra", composto por José Prates.
Ainda este ano, viajou durante um mês pelo Norte e Nordeste. Ao mesmo tempo em que levava ao povo daquela região a beleza de sua voz, ia recolhendo material, músicas e ritmos para seu repertório.
Esteve também no Rio Grande do Sul, em contato com o Grupo Folclórico Brasileiro, de Barbosa Lessa e Paixão Cortes, de quem extraiu oito canções gravadas em recente LP.
A reportagem acompanhou Inezita a uma viagem a Piracicaba, onde assistiu às apresentações folclóricas das 14h de domingo até 4h de segunda-feira e dançou com os participantes, tocando seus instrumentos típicos. Ela está fazendo sociologia participante, como observou João Chiarini, presidente do Centro de Folclore de Piracicaba.
No ano passado, em seus programas de rádio e televisão, Inezita apresentou cerca de 400 músicas diferentes, sendo 99% delas de caráter genuinamente folclórico.
("Folha da Noite", 21/05/1956)

CIDADE
TORRES PARA SÃO PAULO

O cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Carlos Vasconcelos Mota, lançou o movimento Campanha das Torres para São Paulo. As futuras torres da catedral já têm nome: Torre do Povo e Torre dos Santos Apóstolos. ("Folha da Manhã", 18/05/ 1956)

PESQUISA
UM EM CADA SEIS PAULISTANOS É OPERÁRIO

Uma pesquisa revela que um em cada seis paulistanos é operário da indústria. Admitindo-se que duas pessoas dependam de cada trabalhador, cerca de um 1,5 milhão de habitantes da capital estão ligados à atividade. ("Folha da Tarde", 21/ 05/1956)


Texto Anterior: Danuza Leão: O medo
Próximo Texto: Guerra urbana/Análise: "População fica sem saber de quem vai ter medo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.