São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco com dados sobre chegada de imigrantes do Japão é aberto a consulta

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

Descendentes de imigrantes japoneses no Brasil terão acesso a partir de hoje a um banco de dados com informações sobre a chegada de seus antepassados ao país.
A consulta ao acervo com 210 mil certidões de embarque de imigrantes, que vieram em 322 navios, entre 1908 e 1972, poderá ser feita na exposição "O Japão em cada um de nós". A mostra abre hoje ao público e fica em cartaz até 18 de julho no Espaço de Exposição do Banco Real, na avenida Paulista.
Em agosto, as informações estarão disponíveis no Memorial do Imigrante e no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, ambos na capital paulista.
A tradução e a digitalização das certidões de embarque fazem parte do projeto Ashiato (pegadas, em japonês), que envolveu 150 voluntários da comunidade nipônica durante dois anos. O objetivo era preservar a história e permitir aos descendentes de imigrantes conhecer suas origens e rastrear familiares que ficaram para trás no Japão.
Idealizadora do projeto, a descendente Leda Reiko Nakabayashi Shimabukuro vê no banco de dados um importante resgate da própria história. Ela conta que, após a morte de seu pai, ficou sem ter a quem recorrer sobre sua origem. "Percebi então como fazia falta um acervo que pudesse ser consultado por todos os descendentes."
Os cartões de embarque foram primeiro transcritos do kanji (japonês antigo) para o hiragana (japonês moderno) e depois para o português.
Na família do engenheiro Nelson Yanagawa, 54, três gerações participaram da iniciativa. "Nós levávamos cópias dos livros com as certidões de embarque para casa e eu, minha mãe e minha sogra traduzíamos para o português. Meu filho de 20 anos fazia a digitação no computador", relembra. "Foi um trabalho muito gratificante e recompensador."
Na exposição interativa, além da consulta ao acervo, a influência japonesa na economia, na ciência e na tecnologia poderá ser vista.
"O Japão em cada um de nós", gratuita, no Espaço de Exposição do Banco Real, av. Paulista, 1.374, SP, de 21/5 a 18/7. Horários: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Informações: 0/xx/ 11/3044-0588


Texto Anterior: Lobby da indústria e de hotéis atuou para derrotar projeto do governo no Congresso
Próximo Texto: Prefeitura diz que fará pista de corrida no canteiro central da avenida Sumaré
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.