São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura diz que fará pista de corrida no canteiro central da avenida Sumaré

CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O canteiro central da avenida Sumaré, um dos principais corredores da zona oeste de São Paulo, deve ser transformado em pista esportiva. As margens próximas ao trânsito, onde hoje há calçadas, serão cobertas por vegetação e, no meio, passará uma trilha -semelhante à que já existe em parte da via.
Ontem, técnicos da prefeitura iniciaram a medição de solo. Além dos testes de nivelamento, será preciso mapear as árvores já existentes. Nos pontos em que a transferência para as margens for perigosa para elas, a pista deverá fazer uma curva em volta.
O projeto da Subprefeitura da Lapa está em análise pela Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria de Meio Ambientes desde o final do ano passado. Ainda não há custo previsto nem prazos, mas a subprefeita Luiza Nagib Eluf diz ter promessas de parcerias privadas.
Segundo ela, as empresas bancariam parte da obra em troca de espaços publicitários, como ocorre em praças preservadas pela iniciativa privada. "Não vai sair barato, mas várias marcas, principalmente de acessórios esportivos, já se interessaram em ajudar em troca de instalar plaquinhas", diz.
A pista central deverá ter piso de pedrisco, material mais aderente para corridas. Nas margens, além das árvores transferidas, outras seriam plantadas. "A idéia é proteger o usuário do trânsito", afirma a subprefeita.
Apenas locais próximos a faixas de pedestre devem pontos de travessia com calçada. Desde 2006, após a criação da faixa exclusiva para motos, a prefeitura tenta reduzir o número de pessoas que atravessam fora da faixa. Em alguns pontos, há grades.

Poluição
Morador do bairro Sumaré e professor do curso de educação física da FMU, Flávio Ascâncio Lauro, afirma que, mesmo com as mudanças, a Sumaré não se tornará um bom local para correr. Por estar em um vale, a poluição do local demora a se dissipar. "O lugar em si pode melhorar, mas o ar é péssimo", diz.
De acordo com ele, enquanto uma pessoa em repouso ventila (inspira e expira) cerca de 6 litros de ar por minuto, uma que corre pode chegar a 100 litros. "Se alguém quer mesmo praticar esporte na Sumaré, sugiro que ande. É menos pior."


Texto Anterior: Banco com dados sobre chegada de imigrantes do Japão é aberto a consulta
Próximo Texto: Fumo em área proibida terá multa de R$ 560
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.