São Paulo, quarta-feira, 21 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade amplia capacidade do projeto Cidade do Conhecimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Com um ano de existência, a Cidade do Conhecimento passa a partir deste mês a ser projeto permanente da USP (Universidade de São Paulo), integrando o orçamento da universidade. A iniciativa foi implementada com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo).
A Cidade do Conhecimento é uma rede digital para democratizar o acesso à produção universitária e usá-la para a integração social e a busca de soluções para problemas da sociedade brasileira. Para isso, a idéia é combinar ferramentas e metodologias de educação à distância e de outras tecnologias com a gestão do conhecimento e de projetos sociais.
Os interessados em participar podem se inscrever no portal www.cidade.usp.br .
Entre os projetos cooperativos em andamento há o Dicionário Vivo. Nele, utilizando rede de computadores da universidade, estudantes e pesquisadores da USP debatem com lideranças de associações e pessoas de baixa renda com acesso aos pontos públicos de entrada na internet para montarem um banco de dados sobre as tendências do emprego na atualidade.
"O projeto Cidade do Conhecimento acompanha a tendência de democratização do acesso à informática e às informações públicas. É possível notar, por exemplo, iniciativas do Estado de disponibilizar na internet dados sobre a gestão de governo, ao mesmo tempo que se constrói laboratórios de computação de uso gratuito na periferia das cidades", diz Gilson Schwartz, diretor acadêmico do projeto.
Desde o último dia 17, também estão abertas as inscrições para o programa de Gestão de Mídias Digitais.
O portal, desde sua criação, já recebeu cerca de 6.000 pessoas, entre estudantes e profissionais diversos que participaram dos cursos promovidos. Além disso, a média de visitas mensais tem sido de 25 mil pessoas.


Texto Anterior: Educação: USP oferece mais 520 vagas para 2003
Próximo Texto: Aplicação de castigos em autistas será investigada por Promotoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.