São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quatro pessoas recebem órgãos transplantados de Eloá

Número de beneficiados deve chegar a sete com o transplante das duas córneas e de um rim

Paciente que recebeu o coração fez aniversário no dia da operação; também foram doados os pulmões, um rim, o pâncreas e o fígado

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro pessoas foram operadas ontem na cidade de São Paulo para receber alguns órgãos da estudante Eloá Cristina Pimentel, 15, morta com um tiro na cabeça após ter sido mantida refém por cem horas pelo ex-namorado em Santo André (ABC paulista).
O número de beneficiados deverá chegar a sete, já que outros três transplantes deverão ser realizados nos próximos dias. Ainda não se sabe quem serão os beneficiados.
O coração de Eloá foi colocado no peito de Maria Augusta Silva dos Anjos. Por coincidência, o transplante foi no dia em que ela completou 39 anos.
Maria Augusta morava em Ananindeua (PA) e se mudou para São Paulo no ano passado para aguardar o transplante. Ela nasceu sem o lado direito do coração e, por isso, não conseguia fazer nenhum tipo de esforço físico sem ter falta de ar. Em razão do problema, a paciente não podia trabalhar.
"Para nós, foi ao mesmo tempo triste e alegre", disse Maria Adriana Batista, uma das irmãs de Maria Augusta. "Alegre porque ela finalmente recebeu o coração. E triste por causa da morte de Eloá e do sofrimento da família dela."
Assim que o coração de Eloá foi retirado, na madrugada de ontem, no Centro Hospitalar de Santo André, a equipe do hospital Beneficência Portuguesa começou a cirurgia para extrair o de Maria Augusta.
O transplante durou cerca de uma hora e foi conduzido por José Pedro da Silva, o mesmo cirurgião que, em 2001, transplantou o coração de Marcelo Fromer, guitarrista do Titãs, num aposentado e, em 2003, realizou o transplante cardíaco do ator Norton Nascimento. Segundo o boletim médico emitido ontem à tarde, Maria Augusta se recuperava bem.
No caso dos outros três transplantes realizados ontem, os familiares não permitiram que os nomes dos pacientes fossem divulgados.

Outros transplantes
Também na Beneficência Portuguesa, um homem de 25 anos passou por um duplo transplante. Recebeu primeiro o rim esquerdo de Eloá e depois o pâncreas. Com os novos órgãos, ele deixa de fazer hemodiálise e se cura do diabetes.
Na Santa Casa de São Paulo, uma menina de 12 anos submeteu-se a uma longa cirurgia para receber o fígado da adolescente de Santo André. O transplante começou pouco depois das 8h e não havia terminado até a conclusão desta edição. Segundo o hospital, ela passava bem durante o procedimento.
Os pulmões de Eloá foram transplantados por médicos do InCor (Instituto do Coração) numa jovem de 18 anos que sofria de fibrose cística (doença congênita que compromete a respiração). O procedimento começou na madrugada, às 2h. Os pulmões chegaram após três horas. O transplante terminou perto das 12h. De acordo com o InCor, o estado de saúde da paciente à tarde era estável.
Faltam ser transplantados o rim direito e as duas córneas de Eloá. Ontem à noite, o rim passava por exames para determinar o receptor ideal e as córneas eram tratadas para ficar em condição de transplante.


Texto Anterior: Mídia exagerou e fez com que criminoso se visse como um herói, afirma professor
Próximo Texto: Entrevista: Expor receptor é antiético, afirma médico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.