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Alunos da rede pública têm atraso maior
DA SUCURSAL DO RIO
Os estudantes da rede pública
estão mais atrasados do que os da
particular, segundo dados do censo. Foi a primeira vez que se pesquisou a taxa de defasagem idade/série de acordo com a rede em
que o aluno estuda.
A taxa indica a porcentagem de
alunos que não estão na série indicada para a idade. Apesar das
diferenças entre os alunos das redes, os dados mostram que o desempenho dos alunos da rede privada aos 14 anos preocupa.
Entre os alunos de sete anos, há
pouca variação: 15% dos da rede
pública estão atrasados, contra
15,6% da particular. A diferença
se acentua a partir dos oito anos e
é maior aos 13, quando 65,7% dos
alunos da rede pública estão atrasados, contra 27,1% da particular.
Aos 14 anos, quando o jovem
deveria estar na 8ª série do ensino
fundamental, a taxa é de 74,3%
para os estudantes da rede pública -só um em cada quatro estudantes da rede conseguiu chegar à
8ª série aos 14 anos.
Apesar de menor, a porcentagem de alunos da rede privada
atrasados aos 14 anos também é
alta: 43,5%. "É um indicador de
difícil comparação com países desenvolvidos pois não é uma realidade encontrada em outros países", diz a pesquisadora em educação Dolores Kappel, do IBGE.
"A taxa é elevada e me surpreende", disse o ministro Paulo
Renato Souza (Educação). "Precisamos analisar o que está acontecendo no setor privado." Segundo
ele, a "melhoria" no sistema evitou taxas mais altas: "As crianças
que estavam fora da escola no início da década de 90 e foram incluídas nos últimos oito anos entram atrasadas. Isso tende a elevar
a defasagem. Por outro lado, o sistema tem melhorado e as taxas de
repetência e evasão caíram, o que
contribui para reduzir a taxa."
Apesar de alta, dados da Pnad
(Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios), também do IBGE,
mostram que, de 1992 a 1999, caiu
a taxa de defasagem idade/série.
A defasagem escolar é causada
principalmente por evasão e repetência. Dados do Saeb (Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica), principal instrumento do Ministério da Educação de
avaliação da qualidade, mostram
que, quanto maior a defasagem,
pior é o rendimento do estudante.
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