São Paulo, sábado, 21 de dezembro de 2002

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Alunos da rede pública têm atraso maior

DA SUCURSAL DO RIO

Os estudantes da rede pública estão mais atrasados do que os da particular, segundo dados do censo. Foi a primeira vez que se pesquisou a taxa de defasagem idade/série de acordo com a rede em que o aluno estuda.
A taxa indica a porcentagem de alunos que não estão na série indicada para a idade. Apesar das diferenças entre os alunos das redes, os dados mostram que o desempenho dos alunos da rede privada aos 14 anos preocupa.
Entre os alunos de sete anos, há pouca variação: 15% dos da rede pública estão atrasados, contra 15,6% da particular. A diferença se acentua a partir dos oito anos e é maior aos 13, quando 65,7% dos alunos da rede pública estão atrasados, contra 27,1% da particular.
Aos 14 anos, quando o jovem deveria estar na 8ª série do ensino fundamental, a taxa é de 74,3% para os estudantes da rede pública -só um em cada quatro estudantes da rede conseguiu chegar à 8ª série aos 14 anos.
Apesar de menor, a porcentagem de alunos da rede privada atrasados aos 14 anos também é alta: 43,5%. "É um indicador de difícil comparação com países desenvolvidos pois não é uma realidade encontrada em outros países", diz a pesquisadora em educação Dolores Kappel, do IBGE.
"A taxa é elevada e me surpreende", disse o ministro Paulo Renato Souza (Educação). "Precisamos analisar o que está acontecendo no setor privado." Segundo ele, a "melhoria" no sistema evitou taxas mais altas: "As crianças que estavam fora da escola no início da década de 90 e foram incluídas nos últimos oito anos entram atrasadas. Isso tende a elevar a defasagem. Por outro lado, o sistema tem melhorado e as taxas de repetência e evasão caíram, o que contribui para reduzir a taxa."
Apesar de alta, dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), também do IBGE, mostram que, de 1992 a 1999, caiu a taxa de defasagem idade/série.
A defasagem escolar é causada principalmente por evasão e repetência. Dados do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), principal instrumento do Ministério da Educação de avaliação da qualidade, mostram que, quanto maior a defasagem, pior é o rendimento do estudante.


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