São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização social vai controlar unidade de saúde no Jardim Ângela

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão José Serra (PSDB) vai passar a administração de uma unidade de emergência 24 horas para uma organização social até o final deste mês, afirmou ontem o secretário da Saúde, Claudio Lottenberg. Será a primeira de uma série de transferências de postos e hospitais e ambulatórios planejadas pelo mandato.
É projeto do prefeito expandir as chamadas parcerias na Saúde para agilizar o atendimento. A estratégia, no entanto, é questionada pelo Ministério Público, que aponta que seria uma forma de burlar licitações e concursos. Também foram detectadas falhas no seu controle, segundo avaliação do Tribunal de Contas feita em sistema semelhante que existe na administração estadual.
A entidade escolhida para receber a unidade de saúde 24 horas, que fica no Jardim Ângela, periferia da zona sul, foi o Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), que já teve como vice-presidente o secretário municipal da Educação, José Aristodemo Pinotti. Ontem Pinotti chegou a informar que era o vice da organização, mas depois telefonou dizendo que esquecera de que pediu desligamento. Hoje dá apenas auxílio técnico ao centro, disse -Pinotti é ginecologista.
Segundo Lottenberg, será uma unidade para emergências -não será exigido agendar atendimento- com uma ambulância e raio X. A unidade de referência, para onde os casos muito graves serão enviados, será o hospital municipal do Campo Limpo.
A legislação sobre organizações sociais de saúde do Estado só permite que unidades novas sejam administradas pelas organizações sociais. Lottenberg afirmou que ainda não sabe o valor do convênio a ser firmado com o Cejam e que o serviço é novo. "É uma unidade que nunca foi utilizada."


Texto Anterior: Administração: STJ suspende cobrança da taxa da luz em SP
Próximo Texto: Contas do município vão ficar na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.