São Paulo, domingo, 22 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ SAUDÁVEL

BEM-ESTAR
Estressado fica mais sujeito a ter diabetes
O estresse no ambiente de trabalho é um importante fator no desenvolvimento de doenças do coração e diabetes, segundo estudo britânico. Os pesquisadores estudaram os históricos de saúde de 10 mil funcionários públicos britânicos e descobriram uma relação entre o estresse e a síndrome metabólica, uma condição que se manifesta, entre outras coisas, pela obesidade e a pressão alta. Classe social, fumo, consumo de bebidas alcoólicas e falta de exercício foram levados em consideração.

Enxaqueca é uma síndrome: tratar apenas a dor não resolve. Se a pessoa tomar remédio em excesso, vai piorar a dor de cabeça. Analgésico em excesso torna a dor crônica
EDGARD RAFAELLI JÚNIOR, neurologista

Andar de bicicleta ajuda a combater a depressão
Estudo realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) indica que atividades aeróbicas e com consumo moderado de oxigênio, como pedalar bicicleta ergométrica, mostraram-se eficientes e poderiam ser indicadas como coadjuvantes no tratamento contra depressão e ansiedade. Contrariamente, os exercícios mais intensos (ou anaeróbicos) e atividades de lazer com baixo gasto calórico ajudam apenas a perder peso.

Chá preto ataca bactérias que prejudicam os dentes
Pesquisadores americanos descobriram que algumas substâncias presentes no chá preto atacam uma bactéria que causa cáries e doenças nas gengivas. Segundo os cientistas, essas substâncias também reduzem a produção de um tipo de ácido que leva à criação de placas bacterianas. A pesquisa adverte, no entanto, que os efeitos benéficos do chá dependem de as pessoas terem cuidados, como escovar os dentes corretamente.

INFÂNCIA

Livro relaciona fala e escrita na infância
A Artmed Editora lançou "Consciência Fonológica em Crianças Pequenas" para reabrir a discussão sobre alfabetização. O livro tem como base pesquisas que apontam que a capacidade de uma criança associar sons da fala às letras prediz, em até 50%, sucesso na leitura e na escrita.

HC-SP realiza mutirão da catarata no sábado
O Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo realizará no próximo sábado, dia 28, das 7h às 12h, a primeira edição de 2006 do mutirão da catarata. As pessoas com mais de 50 anos e com problemas de catarata deverão comparecer ao hospital com documentos. Sem tratamento, a catarata pode provocar a cegueira. O atendimento será gratuito. Mais informações no telefone 0/xx/11/3069-6567.

Unicamp seleciona mulher que tem endometriose
A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está selecionando 150 pacientes que tenham diagnóstico de endometriose para participar de estudo. O ginecologista Maurício de Souza Arruda vai investigar a prevalência de distúrbios da tireóide nessas pacientes. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone 0/xx/19/3788-7176 para agendar uma entrevista.

Rir vendo comédias faz bem para o coração
Dar risadas assistindo a uma boa comédia faz bem para o coração, porque aumenta a circulação sangüínea, segundo estudo feito pela Universidade de Maryland, dos Estados Unidos. Voluntários assistiram a filmes tristes e comédias. Quando o filme era uma comédia, o fluxo sangüíneo aumentou em todos os voluntários. Filmes com cenas de guerra obtiveram o efeito oposto. Para os pesquisadores, o ato de rir tem o efeito de expandir as artérias, enquanto o estresse contrai as artérias.

MITO ou VERDADE?

Mulheres menstruadas não devem lavar a cabeça?

MITO. Lavar a cabeça durante a menstruação não aumenta ou interrompe o fluxo, não gera ou piora as cólicas, não desrregula o ciclo, não afeta o tempo de duração e muito menos gera algum tipo de alteração em outros órgãos.
Carolina Carvalho, ginecologista da Unifesp


Texto Anterior: Plantão médico: Injeção na veia ficará fácil
Próximo Texto: 20ª São Paulo fashion week: Novos gays desbancam os velhos na SPFW
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.