São Paulo, terça-feira, 22 de janeiro de 2008

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Na estréia, faixa de moto causa lentidão na 23 de Maio

Pistas são estreitadas para formar 2,9 km de corredor para motos na avenida

Por hora, passam 2.000 motoqueiros em cada sentido da via; motoristas criticaram medida da gestão Gilberto Kassab (DEM)

Danilo Verpa/Folha Imagem
Motoqueiros utilizam faixa exclusiva na avenida 23 de Maio;
a novidade estreou ontem e vai ser testada até o fim desta semana


RICARDO SANGIOVANNI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

A faixa exclusiva para motos na avenida 23 de Maio -principal corredor de ligação das zonas norte e sul de São Paulo- estreou ontem causando lentidão no trânsito da região.
O estreitamento do espaço destinado aos carros -uma das cinco faixas em cada sentido ficou reservada às motos- teve reflexos não só no trecho de 2,9 quilômetros, entre os viadutos Tutóia e Pedroso, onde a faixa foi implantada mas também nos trechos anteriores e posteriores da avenida. Não houve registro de acidentes neste trecho. E, de novo, motoristas de carro e motoqueiros tiveram, em sua maioria, avaliações distintas sobre a medida.
O médico Juarez Távora Esposito Jr., 54, passou pela 23 de Maio por volta do meio-dia. "O trânsito fica represado antes de chegar às faixas de moto", disse. A velocidade média dos carros nos trechos anteriores ao início dos corredores era de 20km/h. Superado o gargalo, a velocidade voltava a subir.
Cícero Camelo, 48, que mora próximo à 23 de Maio e circula de carro constantemente pela avenida, criticou a medida. "Aumentam os engarrafamentos e não resolve o problema da segurança", diz Camelo. "O problema é a imprudência dos motoqueiros e das empresas, que cobram velocidade nas entregas", afirma.
Alguns motoristas tiveram dificuldade para entender a mudança. "Vi um monte de cones e não entendi nada", disse o representante Marcelo Chiado, 46. Confusos, alguns chegavam a derrubar cones ao tentar utilizar a pista reservada.
Já o motociclista Arthur Fehlauer, 20, aprovou a faixa exclusiva. "Em termos de tempo, não muda muito", disse. "O que aumenta é a segurança, porque você não precisa se preocupar com algum carro que possa entrar na sua frente."
Com a faixa exclusiva para as motos, a gestão Gilberto Kassab (DEM) beneficiará até 2.000 motoqueiros por hora em cada sentido da via, entre as 10h e as 16h. Se desengavetasse o projeto de construir um corredor de ônibus na avenida, beneficiaria até 10 mil passageiros por hora em cada sentido.
O atual secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, diz que o projeto do governo Marta Suplicy (PT) não pôde ser levado adiante porque "não há vias de acesso para os usuários" e porque o objetivo não é diminuir os engarrafamentos, mas diminuir os acidentes.
"Como as pessoas vão pegar os ônibus no canteiro central se não há pontos de ônibus, se não há passarela para isso?", disse. "Ao longo da cidade, estamos privilegiando o transporte público, mas, aqui na 23 de Maio, a ação é de proteção à vida."
Especialistas em trânsito, no entanto, discordam da prioridade dada às motos. "Se o corredor de ônibus deu certo, deveriam insistir nisso", disse Adhemar Gianini, secretário de Transportes na gestão de Luiza Erundina (1989-1992).
"Ainda precisamos esperar um pouco para ver o impacto dessa medida. De qualquer forma, acho questionável privilegiar a motocicleta. A prioridade deveria ser o transporte coletivo", afirmou Marcos Bicalho, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

Lentidão
O trânsito na avenida 23 de Maio registrou lentidão na maior parte do tempo em que durou a experiência. A prefeitura não divulga dados específicos sobre o trânsito no corredor. As faixas exclusivas para motos serão sinalizadas por cones diariamente, das 10h às 16h, até o fim desta semana. Elas ocupam toda a faixa da esquerda nos dois sentidos da avenida entre os viadutos Tutóia e Pedroso.
A faixa foi inaugurada pelo secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes, e pelo presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Roberto Scaringella, que estiveram pela manhã na avenida. À noite, a prefeitura disse que só iria definir sobre a permanência da faixa exclusiva após a semana de experiência.


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