São Paulo, terça-feira, 22 de janeiro de 2008

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Concorrência já deu início ao contra-ataque

DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio à sua construção, o shopping Cidade Jardim já começou a movimentar o mercado de luxo de São Paulo, provocando o contra-ataque da concorrência.
Primeiro shopping de São Paulo, o Iguatemi inaugura no fim de fevereiro a primeira loja da Apple no Brasil.
Mais. O seu estacionamento foi ampliado em 800 vagas (hoje ele recebe uma média de 46 mil visitantes por dia), e já houve sondagens para a abertura dos restaurantes Spot e Carlota.
Para Alberto Serrentino, sócio sênior da Gouvêa de Souza M&D, consultoria especializada em marketing e varejo, "é necessário oferecer exclusividade em algumas operações". "O mercado de luxo brasileiro vem crescendo muito acima do varejo, mas não é infinito", diz.
Segundo Silvio Passarelli, professor do MBA em gestão de luxo da Faap, o setor tem crescido, em média, 15% ao ano, contra 9,2% do varejo no ano passado e menos de 5% do PIB.
O MorumbiShopping, no perímetro do Iguatemi e do Cidade Jardim, também reagiu. Ampliou a sua área construída de 50 mil m2 em 6.700 m2. Além disso, outras 84 lojas foram somadas às 404 já existentes e houve a inauguração de uma Fnac e do restaurante Applebee's.


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