São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sapucaí é vizinha do "berço do samba"

DA SUCURSAL DO RIO

Pleito das escolas de samba desde a década de 1970, o Sambódromo do Rio de Janeiro foi construído em apenas três meses e inaugurado em 1984, durante a primeira gestão de Leonel Brizola como governador (1983-1987).
Foi tão rápida a sua instalação que, na época, dizia-se que as arquibancadas iriam cair. Antes da construção, os desfiles aconteciam, na maior parte dos anos, na avenida Presidente Vargas, a mais larga do centro da cidade.
O local do sambódromo, na rua Marquês de Sapucaí, foi escolhido pelo então vice-governador, o antropólogo Darcy Ribeiro. Depois de sua morte, em 1997, a passarela do samba recebeu seu nome.
Darcy queria que o sambódromo ficasse próximo do chamado "berço do samba", na Praça Onze, onde nasceu o ritmo, na casa da baiana Tia Ciata.
Desde a inauguração do sambódromo, a escola que mais ganhou títulos foi a Imperatriz Leopoldinense, com seis conquistas, seguida pela Mangueira (com cinco) e pela Mocidade Independente de Padre Miguel (quatro).


Texto Anterior: Desfile do Rio vai reeditar 4 sucessos do passado
Próximo Texto: Galo da Madrugada reúne 1 milhão em Recife
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.