São Paulo, segunda-feira, 22 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema causou impacto na região

DA REPORTAGEM LOCAL

Até o fim dos anos 60, a área onde estão as três represas do Cantareira na bacia do rio Piracicaba tinha como atividades principais as relacionadas à agropecuária nas várzeas. A implantação do sistema, numa época em que as preocupações ambientais quase inexistiam, mudou o perfil socioeconômico da região, diz Marussia Whately, coordenadora do Programa Mananciais do ISA.
A agricultura de várzea foi a mais afetada. "Os proprietários de terra receberam indenizações, e as alternativas eram comprar outras propriedades, aplicar o dinheiro no sistema financeiro ou migrar para cidades dos arredores, a fim de trabalhar como empregados domésticos, pedreiros, cozinheiros etc.", afirma Whately.
Alguns dos que ficaram nas margens dos reservatórios passaram a explorar o turismo, que, se desenvolvido sem cuidados, pode degradar a cobertura florestal.
Por tudo isso, diz Whately, o Cantareira deve servir de exemplo para os que defendem ir buscar água para a Grande São Paulo cada vez mais longe. "As dificuldades e os impactos muitas vezes não compensam e é melhor cuidar do que está mais perto."
O sistema Cantareira foi inaugurado em dezembro de 1973 e começou a operar em 1974 com o objetivo de incrementar o abastecimento da Grande São Paulo, que tinha, então, cerca de 6 milhões de moradores. A água vem das nascentes da bacia do rio Piracicaba, mananciais que ficam a mais de 100 km de distância, na serra da Mantiqueira (MG).
Para que isso fosse possível, o Ministério das Minas e Energia assinou, na ocasião, uma outorga que permitia a retirada de até 31 mil litros por segundo para a região metropolitana de São Paulo.
A autorização vence em agosto, e o volume retirado vem sendo negociado entre a Sabesp e o comitê da bacia do Piracicaba, sendo que a decisão final caberá à Agência Nacional de Águas.


Texto Anterior: Crise da água: Cantareira tem 50% de sua área degradada
Próximo Texto: Represa tem roça, marina e condomínio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.