São Paulo, sábado, 22 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camionete poderá levar carga com a porta da caçamba aberta

Resolução do Contran também libera transporte de bicicleta em cima de carro

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Camionetes poderão deixar as portas de suas caçambas abertas para permitir o transporte de cargas. É o que determinou o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em resolução publicada anteontem no "Diário Oficial da União".
Hoje, quem anda com a porta da caçamba abaixada pode ser multado por esconder a placa traseira de identificação do veículo. A saída permitida será colocar uma placa adicional no lado direito da traseira.
Será permitido transportar objetos indivisíveis (uma moto, por exemplo). Itens como tijolos, frutas ou grãos, não.
A nova determinação integra um pacote de normas para o transporte de cargas que valerá a partir do dia 18 de agosto.
A outra novidade relevante foi a liberação do transporte de bicicletas em cima dos automóveis. Não havia consenso sobre a proibição da prática.
Segundo o coordenador-geral da infraestrutura de trânsito do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Orlando Moreira da Silva, as modificações foram feitas após o entendimento de que não representam risco ao trânsito.
As regras seguem a Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, adotada pelo Brasil na década de 80, mas que não tinham sido regulamentadas.
"Sem isso, você via de tudo. O pessoal transporta até asa-delta no carro", afirma Silva.
Segundo a resolução, a carga pode ficar para fora da porta da caçamba quando aberta, mas deve estar visível e sinalizada. À noite, isso deverá ser feito por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor vermelho.
Para o especialista em trânsito Horácio Augusto Figueira, é preciso acompanhar os efeitos práticos das novas regras para dizer se afetarão a segurança no trânsito. Ele opina que a falta de especificações sobre o que usar para segurar a carga em cada caso pode ser problema.
"O peso de um objeto é um com o carro parado e outro quando em movimento. Dependendo de como for preso, não segura. E com a porta aberta, coloca o tráfego e os outros motoristas em risco", afirma.
De acordo com o Denatran, o importante é que a carga esteja bem fixada.


Colaborou JOSÉ ERNESTO CREDENDIO , da Reportagem Local


Texto Anterior: Governo vacinará crianças de 2 a 5 anos contra a gripe A
Próximo Texto: Brasil obtém vitória contra os europeus sobre genéricos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.