São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem 20 mil áreas de risco

DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

Existem no Brasil 20 mil áreas contaminadas por poluentes, com risco de exposição à população, segundo a Defensoria da Água, organização que tem em seu conselho entidades como CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), Ministério Público Federal e UFRJ.
Em São Paulo, um dos casos mais emblemáticos é a poluição das represas Billings, maior reservatório de água da região metropolitana, e Guarapiranga.
Desse total, 15.237 pontos já estão sendo mapeados pelo Ministério da Saúde como locais de risco, segundo o trabalho. São lixões, fábricas abandonadas e depósitos de resíduos tóxicos, que podem contaminar cursos de água.
Batizado de "O Estudo Real das Águas no País", o texto diz ainda que a contaminação da água no Brasil "quintuplicou" nos últimos dez anos. Segundo o secretário-geral da Defensoria da Água, Leonardo Moreli, o crescimento foi apurado por cerca de 400 pesquisadores ligados à organização, usando como base uma pesquisa realizada nos anos 90 pela Universidade Federal de Santa Catarina.


Texto Anterior: Outro lado: Companhias afirmam ter aplicado mais
Próximo Texto: Rio: Gás faz PM e tráfico entrarem em conflito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.