São Paulo, Domingo, 23 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Gosto do clima agitado"

da Reportagem Local

Avenida Paulista. Hora do Almoço. As pessoas andam freneticamente, sempre atrasadas. É lá que se pode observar o perfil do paulistano, do qual o estresse faz parte.
Nascido em São Paulo, Wanderley Valentin, 49, nunca morou em outro lugar. Por isso, ele tem conhecimento de causa: "Aqui tem tudo de que você precisa, mas o volume de pessoas é muito grande, o que acaba estressando. Essa cidade é para jovens", diz.
Valentin tem razão. Os jovens são os que mais gostam do estresse que a cidade oferece. "Gosto desse clima agitado e da tensão", afirma Marco Sestini, 22.
Ele veio de Santos para estudar na capital. "Pode ter trânsito e poluição, mas São Paulo oferece muitas oportunidades", afirma Sestini, aluno do 4º ano de Direito na PUC.
Ele diz que o estresse da cidade é exatamente do que ele precisa para evitar a estagnação. "Aqui, a demanda faz com que você se esforce mais."
Elaine Martins Souza, 29, também gosta do estresse de São Paulo. "É estressante, mas isso te deixa mais ágil", informa. Ela diz que a cidade estimula a competitividade, o que permite um crescimento maior. No entanto, ela vê pontos negativos, como a violência. Mesmo assim, Elaine gosta de "lugares dinâmicos como São Paulo".
O dinamismo também é destacado por Luiz Sampaio, 44. Ele diz que já se acostumou com o estresse. "Em todo lugar, temos de lutar para sobreviver. Em São Paulo, se luta mais todos os dias."
João Machado Campos Filho concorda. "A cidade é um ótimo lugar para negócios. A pressão nos mantêm atualizados e exige um profissionalismo maior", comenta. "É uma ótima cidade para fazer negócios, não para se viver.



Texto Anterior: Receita é manter bom humor
Próximo Texto: Forasteiro também tem a cara de SP, mostra pesquisa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.