São Paulo, Domingo, 23 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-prefeito de São Paulo obteve 11% dos votos na pesquisa; Silvio Santos ficou em segundo lugar
Forasteiro também tem a cara de SP, mostra pesquisa

da Reportagem Local

Quem tem a cara de São Paulo? A resposta a essa pergunta do Datafolha provocou tantas reações diferentes que nenhum nome conseguiu uma maioria expressiva o suficiente para levar o título.
O mais citado, o ex-prefeito Paulo Maluf, teve apenas 11% das respostas. A seguir apareceram o empresário e apresentador Silvio Santos, com 4%, e o governador Mário Covas, com 3%.
A lista tem ainda personalidades tão díspares quanto o prefeito Celso Pitta, o cantor Roberto Carlos, o ator Antonio Fagundes, o compositor Adoniran Barbosa (já morto) e os apresentadores Hebe Camargo e Ratinho, todos com 2% do total de votos. Detalhe: alguns listados nem nasceram em São Paulo. São "forasteiros" Pitta (carioca), Roberto (do Espírito Santo) e Ratinho (paranaense de origem), por exemplo.
O Datafolha perguntou também aos paulistanos se os pré-candidatos a prefeito da capital têm a cara de São Paulo. Os resultados, na maioria, foram proporcionais à intenção de voto.
Favorita na corrida municipal com 32% a 33% das intenções de voto (dependendo do cenário), Marta Suplicy (PT) alcançou o patamar mais alto de respostas positivas: 56% dos entrevistados acham que ela tem a cara da capital paulista. Segundo a pesquisa, Maluf (PPB) obteve mais respostas positivas (53%) do que intenção de voto (22%).
É que mesmo eleitores de outros pré-candidatos a prefeito identificam Maluf com a cidade: o identificam com a capital 36% dos que votam em Marta e 39% dos que preferem Luiza Erundina (PSB), por exemplo.
A recíproca é verdadeira, ao menos no caso da petista: 43% dos malufistas acham que Marta tem a cara da cidade. Mas esse percentual cai para 24% quando a pergunta se refere à Erundina.
Maluf tem sua imagem mais identificada com São Paulo principalmente entre as pessoas com mais de 40 anos (pois seu eleitorado está envelhecendo), enquanto Marta obtém percentuais maiores entre os jovens de 16 a 25 anos.
O prefeito Celso Pitta (PTN) é, ao lado do ex-presidente Fernando Collor (PRTB), um dos pré-candidatos que menos têm identidade com a cidade, na opinião dos paulistanos: 15% e 12%, respectivamente.
Esse percentual é menor nos casos de Geraldo Alckmin (PSDB) e Emerson Kapaz (PPS), mas isso se deve ao fato de eles serem desconhecidos para, respectivamente, 30% e 35% dos paulistanos. (JRT)


Texto Anterior: "Gosto do clima agitado"
Próximo Texto: Artigo - Marcelo Coelho: Não temos cidadãos, temos paulistanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.