São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para secretaria, número cresceu 7,6% em um ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo discorda dos dados de roubo de cargas apresentados pelo Setcesp. Segundo o diretor do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), Godofredo Bittencourt Filho, o crescimento do crime de 2000 a 2001 foi de 7,6%. Para o sindicato, a estatística é de 16%.
A diferença entre os números se explica pela metodologia dos estudos. Enquanto o Setcesp trabalha com o universo de transportadoras sindicalizadas, seguradoras e empresas que levam espontaneamente registros de roubo de cargas para a pesquisa, a secretaria faz suas análises com base no número de boletins de ocorrência dos crimes.
"Não quero polemizar dizendo qual estudo é melhor, todos os estudos são válidos", afirma o coronel Paulo Roberto de Souza, responsável pelo estudo do Setcesp.

Receptadores
Segundo o diretor do Deic, desde 2000 a polícia tem como prioridade o combate aos receptadores para diminuir o número de roubos de carga em São Paulo.
Mesmo assim, o número de receptadores presos pela polícia naquele ano foi inferior ao de ladrões. A Delegacia de Roubo de Cargas -que conta com efetivo de dois delegados e cerca de 40 policiais- prendeu cerca de 500 compradores, contra 600 assaltantes, em 2000.
De acordo com Bittencourt, o Deic promove uma campanha em parceria com a iniciativa privada para que as mercadorias transportadas recebam uma identificação de lote.
No caso dos cigarros -um dos produtos mais visados pelos assaltantes-, o cuidado seria maior. O delegado recomenda que a identificação seja usada para definir as áreas de comercialização do produto. Assim, cigarros com identificação de Ribeirão Preto não poderiam ser comercializados por receptadores em Santos.
O diretor do Deic avisa, no entanto, que o número de roubos de carga deve subir neste ano, impulsionado pelo crescimento da economia. (ANDRÉ NICOLETTI E RENATO ESSENFELDER)


Texto Anterior: Roubo de carga triplica em seis anos em SP
Próximo Texto: Campinas: Diretora é ferida perto de escola numa suposta tentativa de assalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.