São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URBANISMO

Reforma vai eliminar 70% da área construída da praça na região central; alameda vai ligar a Consolação à Augusta

Em março, Roosevelt perde a primeira laje

LUÍSA BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de março, a praça Roosevelt, no centro de São Paulo, estará em obras. Nesse mês começam os trabalhos de restauração do local, com a demolição de 651 m2 de uma laje.
O serviço faz parte da primeira fase das obras, que deve durar sete meses. Uma base da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Metropolitana) devem ser retiradas do local nessa etapa.
No total, serão demolidos 25 mil m2 de área construída, incluindo a área conhecida como "pentágono", uma escola municipal e um supermercado. Essa parte deve ser iniciada só em novembro. Segundo técnicos da prefeitura, as lajes estão deterioradas, com infiltrações e problemas elétricos.
A nova configuração da Roosevelt só ficará pronta no início de 2008. O custo total da obra está avaliado entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. Serão usados recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do programa Ação Centro.
O objetivo da prefeitura é eliminar cerca de 70% da área construída da praça, deixar o local mais livre para circulação e colocar mais verde. Segundo um pré-projeto apresentado ontem, será feito um eixo com cerca de 40 árvores ligando a rua da Consolação à rua Augusta. A prefeitura vai construir um prédio de 600 m2 para abrigar um telecentro.
O entorno da igreja da Consolação também será remodelado. As floriculturas que hoje estão espalhadas pela praça devem ser concentradas atrás da igreja, que pode perder a grade que a cerca.
O estacionamento que fica embaixo da praça será mantido, mas perderá cerca de 40 vagas para abrigar a base da GCM, sanitários públicos, a administração da praça e uma área para reuniões.


Texto Anterior: Carandiru: TJ muda texto do acórdão que absolveu coronel
Próximo Texto: Vizinhos se dividem sobre a manutenção de "pentágono"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.