São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho de Candido Portinari libera obras do pai para campanha contra violência

DA SUCURSAL DO RIO

João Candido Portinari, filho do pintor Candido Portinari, liberou imagens de obras do pai para a campanha contra a violência iniciada após a morte do menino João Hélio Fernandes, assassinado neste mês no Rio de Janeiro.
Na última quarta-feira, o filho do pintor mandou mais de 2.000 e-mails para pessoas ligadas ao Projeto Portinari, da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica), com a montagem da foto do rosto do menino sobre uma pintura de Portinari.
""Meu pai lutou a vida inteira contra a violência. Pensei que se nós colocássemos o rostinho do menino na pintura iria tocar as pessoas para que [o crime] não caia no esquecimento", afirmou João Candido.
Nos e-mails, ele enviou três estudos que o pai fez para os painéis Guerra e Paz, expostos em dois murais na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York, desde 1955. Dois deles retratam mães com filhos mortos no colo.
""Eu mesmo quis colocar a foto de João Hélio em uma das gravuras, que simboliza o sofrimento da mãe ao segurar o filho morto. A imagem vem dos tempos da antiguidade. É Pietá pintada por Michelangelo, que representa Maria segurando Jesus sem vida", disse.
João Candido afirmou que decidiu liberar as obras do pai após ouvir a mensagem do publicitário Nizan Guanaes no rádio sobre o assassinato do menino carioca.
Desde a semana passada, rádios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília estão veiculando spots concebidos pelo publicitário.
A idéia de Guanaes é conscientizar as pessoas que elas podem fazer alguma coisa, qualquer que seja sua área de atuação, segundo a assessoria.
Guanaes e funcionários da África também criaram um site (euvoufazeralgo.com.br) em conjunto com as ONGs Sou da Paz e Viva Rio.
O publicitário não foi localizado ontem. Na próxima semana, ele deverá apresentar outras peças publicitárias sobre o assunto (uma para TV e outra para mídia impressa).
Quem quiser aderir à campanha pode obter gratuitamente as imagens de Portinari no site www.portinari.org.br.


Texto Anterior: "Não há mágica contra violência", diz ministro
Próximo Texto: Horário de verão acaba às 24h de amanhã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.