São Paulo, terça, 23 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO
Candidata é da Faculdade de Direito
USP indica pela 1ª vez mulher para direção

da Reportagem Local

Pela primeira vez em 170 anos de existência, uma mulher foi indicada e encabeça a lista tríplice para assumir a direção da Faculdade de Direito da USP, uma das mais tradicionais do Brasil.
Ela é a professora Ivete Senise Ferreira, 63, especializada em direito criminal, que recebeu maioria dos votos e, por isso, lidera com 54 votos a lista tríplice.
A lista foi montada pela Congregação da faculdade a partir dos votos dos professores e de representantes dos alunos e funcionários. Ao todo, foram computados 84 votos no terceiro escrutínio.
Nos dois escrutínios anteriores, também realizados ontem, a professora Ivete liderou a votação. A eleição foi para o terceiro escrutínio porque, nas duas votações anteriores, nenhum dos indicados obteve o mínimo de 68 votos. No terceiro escrutínio não havia número mínimo de votos.
Além da professora Ivete, constam da lista os advogados Dalmo de Abreu Dallari e Fábio Konder Comparato, respectivamente, segundo e terceiro colocados no escrutínio, com 47 e 29 votos.
A lista será encaminhada hoje ao reitor da USP, Jacques Marcovitch, responsável pela escolha final. Ele não é obrigado a ratificar o nome do primeiro colocado da lista, mas, normalmente, isso acontece. Uma das raras vezes em que isso não aconteceu foi em 86, quando Dallari era terceiro na lista e acabou sendo o escolhido.
Desta vez, no entanto, a expectativa é que Ivete seja confirmada como diretora da Faculdade de Direito da USP. Não há um prazo definido para o reitor tomar a decisão, mas a decisão final deve ser divulgada até o final da semana.
Ivete é professora da Faculdade de Direito da USP desde 71. Ela é diretora do Departamento de Direito Penal, além de ocupar outros postos administrativos: ela é membro do Conselho Universitário, da Congregação e da Comissão de Legislação e Recursos.
Sua tese de livre-docência, de 88, se chama "A Tutela Penal do Patrimônio Cultural".
Mãe de duas filhas, a professora Ivete foi casada com o jurista Manoel Gonçalves Ferreira Filho. (MARTA AVANCINI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.