São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ouvidoria de Marta afirma que 15 servidores agiram em fraude do lixo

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 15 funcionários municipais participaram de um esquema de fraude na fiscalização da limpeza pública ocorrido já na administração de Marta Suplicy (PT). A conclusão é da própria Ouvidoria Geral do Município.
O esquema favoreceu as empreiteiras contratadas para executar os serviços, que se livraram de multas e receberam por vários serviços que não realizaram.
Como provas da fraude há casos de fiscais que atestaram serviços dias antes de eles serem realizados e de outros que assinaram relatórios como se estivessem em três lugares ao mesmo tempo.
Dos 15 envolvidos, quatro ocupavam cargos de confiança e foram demitidos nos dias 14 e 21 deste mês. Os outros 11 são funcionários de carreira.
Deles, cinco estão afastados até o dia 10 -data a partir da qual caberá ao Proced (Departamento de Procedimentos Disciplinares) decidir se voltarão às suas funções ou se serão demitidos da prefeitura. São um fiscal e quatro engenheiros -dois dos quais ocupavam os maiores cargos na pirâmide de fiscalização da cidade.
Para os seis restantes há o mesmo pedido de afastamento preventivo de 60 dias, mas a medida não foi publicada pela Secretaria dos Negócios Jurídicos.
"Com as exonerações e os afastamentos, esgotamos a questão da responsabilização funcional. Agora vamos checar os procedimentos que permitiram as irregularidades", disse à Folha o ouvidor-geral, Elci Pimenta Freire.
A Ouvidoria começou a investigar o caso em 20 de maio, quando as irregularidades foram divulgadas pela imprensa. A apuração original, no entanto, foi iniciada pelo Ministério Público Estadual, que ainda não concluiu seus trabalhos. Há ainda uma terceira frente de investigação na polícia.
(SÍLVIA CORRÊA)


Texto Anterior: Administração: Prefeitura admite "inconsistência" na dívida
Próximo Texto: Educação: Grevistas recusam proposta de reitores de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.