São Paulo, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Debandada" do SUS incha hospital em PE

DA REPORTAGEM LOCAL

Médicos e pacientes perceberam que as filas no Hospital Estadual da Restauração, em Recife, ficaram ainda maiores depois que dois hospitais privados no Grande Recife e outros dois no interior de Pernambuco deixaram de atender pelo SUS.
Esses hospitais, que realizavam principalmente cirurgias ortopédicas, tiraram 400 leitos do sistema público de saúde.
"Aqui não há lugar para todo mundo. Algumas ficam amontoadas em macas nos corredores e outras são mandadas para casa", diz um cirurgião.
A Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco não havia respondido até ontem aos questionamentos enviados pela Folha.
Um dos estabelecimentos que deixaram de atender pelo SUS foi o Hospital Geral de Camaragibe, no Grande Recife. Os 74 leitos eram reservados a pacientes da rede pública. Agora o hospital, o único na cidade de Camaragibe, passou a atender clientes de planos de saúde.
"Somos um hospital privado e temos contas a pagar. Devo R$ 5 milhões em impostos. Essa tabela do SUS é ridícula. Estamos tentando sobreviver", diz o diretor do hospital, Marcos Augusto dos Santos.


Texto Anterior: Reduzir leitos não é problema, diz ministério
Próximo Texto: Barbara Gancia: Rio, eu não desisto de você!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.