São Paulo, domingo, 24 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASSEI POR ISSO

Cheguei a emagrecer dez quilos

Descobri que tinha diabetes do tipo 1 aos 16 anos. Antes do diagnóstico, eu comecei a perder muito peso; cheguei a emagrecer dez quilos em apenas um mês. Apesar de conhecer os sintomas do diabetes, não achei que esse era o meu problema porque ninguém da minha família tem essa doença.
A minha resistência estava cada vez mais baixa e eu comecei a piorar: sentia muita sede, cansaço e fraqueza. Chegou uma hora que não teve mais jeito e resolvi procurar um médico. No primeiro exame já houve uma desconfiança e, por fim, ficou confirmado o diabetes.
Logo no começo fiquei espantado porque teria de andar com um kit com insulina para cima e para baixo. O tratamento começou pesado. Fiquei dez dias na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] para recuperar o meu peso. Minha dieta ficou super rigorosa, tive de começar a comer de três em três horas para evitar hipoglicemia e eu aplicava insulina uma vez por dia.
Mas, ao longo do tempo, a dose de insulina tornou-se insuficiente e não conseguia mais controlar a doença. Por isso, o meu médico me pediu para usar o CGMS para que fosse possível ter um diagnóstico correto.
Foi um pouco incômodo ficar com o monitor preso na barriga, mas não senti dor nenhuma. O aparelho ajudou muito no meu tratamento, porque descobrimos que o meu problema se agravava durante a madrugada. Mudei os horários e a quantidade de aplicação de insulina -hoje são cinco vezes por dia. Hoje estou bem melhor.


Texto Anterior: Saúde/endocrinologia: Sensor permite diagnóstico preciso para tratar diabetes
Próximo Texto: Plantão médico: Os perigos da gripe e o risco de epidemias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.