São Paulo, domingo, 24 de abril de 2005

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Canal exibe filme para jovens em "internetês"

DA SUCURSAL DO RIO

Além de chegar às escolas, a linguagem vinda da internet também conseguiu um espaço na televisão brasileira, mais precisamente no canal de TV por assinatura TeleCine. Toda terça-feira à noite, o canal exibe um filme destinado ao público adolescente com as legendas em "internetês".
As legendas nessa linguagem causaram revolta em muitos telespectadores, mas a rede afirma que é apenas uma forma de atrair a audiência do público jovem para a TV.
O professor Sérgio Nogueira é um dos que criticam a iniciativa do canal em adotar o "internetês". "O uso dessas legendas é um desserviço para o ensino da língua padrão. É uma bobagem. A garotada não deixa de ir ao cinema, onde as legendas estão na língua padrão. Esse parece ser um marketing bobo. É querer ser modernoso demais", afirma Nogueira.
Ele lembra que o ensino da ortografia é feito principalmente por memória visual. Quanto mais um adolescente se acostumar a ler fora da escrita padrão, mais dificuldade terá de lembrar a forma correta das palavras.

Trocas entre linguagens
A professora Maria Irma Hadler Coudry, do departamento de lingüística da Unicamp, discorda. "Isso fortalece o trânsito entre linguagens e entre diferentes tipos de mídia. Da mesma maneira que há horário ou canais para filmes franceses, há pessoas que vão gostar de ler a legenda em "internetês" em determinados horários. Isso já faz parte da realidade do adolescente em todo o mundo", afirma.
João Mesquita, diretor-geral do TeleCine, diz que o resultado até agora tem sido positivo para o canal, mas afirma não entender a reação contrária de algumas pessoas. "Aumentamos em 30% a audiência do público jovem naquele horário, mas não mudamos um canal inteiro. É apenas um filme por semana, no meio de 900 exibições por mês".


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