São Paulo, segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garota começou a fumar aos 14 e diz que não pretende parar

DA REPORTAGEM LOCAL

Mariana Salzstein começou a fumar aos 14 anos, parou aos 17, engordou cinco quilos e agora, aos 20, diz ter uma convicção muito clara: "Gosto do sabor do cigarro na boca. Não tenho a menor vontade de parar".
Aluna de letras na USP e estagiária do MAC (Museu de Arte Contemporânea), Mariana cita três razões para o retorno ao cigarro, aos 19 anos: 1. sem cigarro, ela engordou; 2. quase todo mundo fumava na faculdade; e 3. numa visita à São Paulo Fashion Week, viu que o cigarro podia ter outra imagem.
"Eu me sentia uma aleijada moral fumando. Tinha a demonização do cigarro, aquela ideia moralista de que quem fuma não presta. Fui à Fashion Week e havia modelos lindas vendendo cigarro. O cigarro tinha uma embalagem linda, era mais fino, mais chique. As modelos mostravam o outro lado da demonização: o cigarro era visto como algo moderno, ligado à beleza. Custava R$ 5. As modelos vendiam cigarro num estande aberto."
Ela diz que, ao estar num "ambiente descolado", viu o maço de cigarro como "uma coisa legal". Segundo a estudante, a marca vendida no evento era da Philip Morris.
A organização da São Paulo Fashion Week preferiu não comentar o fato de abrigar estandes que vendem cigarro. (MCC)


Texto Anterior: Menina já fuma como menino, diz pesquisa
Próximo Texto: Outro lado: Fabricantes afirmam não violar a lei
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.