São Paulo, sábado, 24 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marginal trava na abertura de novos trechos

No percurso entre as pontes da Freguesia do Ó e da CPTM, uma das duas faixas liberadas, a velocidade média era de 4 km/h

"Isso aqui virou um "piscinão" de carros. Todo mundo fica retido e ninguém consegue sair", afirma motorista

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

WILLIAM CARDOSO
DO "AGORA"

A inauguração dos 3,4 km da nova marginal não trouxe alívio aos motoristas. Ontem pela manhã, quem trafegava às margens do Tietê sofreu, como sempre acontece toda sexta-feira. O percurso pelo novo trecho entre as pontes da Freguesia do Ó e da CPTM travou. Por volta das 11h, esse trajeto era feito a 4 km/h em média.
"Isso aqui virou um "piscinão" de carros. Todo mundo fica retido e ninguém consegue sair", afirmou o taxista Antonio Luiz Vieira, 62 anos, de Barueri.
Em todo o pico da manhã -entre 7h e 10h-, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) mediu uma lentidão média de 20,1 km na marginal Tietê. O valor é 11% maior do que o registrado no início das sextas-feiras desde julho.
De acordo com a prefeitura, o trânsito congestionado do pico da manhã ocorreu por causa de um acidente na marginal Pinheiros, no sentido Interlagos, próximo à ponte do Jaguaré.
A expectativa da CET é que os novos trechos entregues já melhorem o trânsito de carros na marginal Tietê em 10%.
Na cidade, considerando apenas os 835 km monitorados, o trânsito de veículos no pico da manhã de ontem esteve 8% acima da média do semestre.
No início da tarde, a situação era melhor. A reportagem da Folha trafegou entre a ponte da Casa Verde e a Atílio Fontana (Anhanguera), nos dois sentidos da marginal Tietê, a uma velocidade média de 30 km/h.
Os dois trechos inaugurados ontem são no sentido Castello Branco. No maior deles, de 2,2 km entre a ponte da Freguesia do Ó e a da CPTM, as novas faixas estavam livres.
Apesar da falta de sinalização vertical em alguns lugares e de árvores secas recém-plantadas no canteiro, um radar já pode ser visto no trecho inaugurado. A velocidade máxima permitida na nova pista é de 80 km/h.
No pico da tarde, nada diferente de uma sexta normal. A marginal chegou a ter uma lentidão de até 8 km no sentido Castello Branco-Ayrton Senna.
A extensão das novas pistas inauguradas ontem representa 11% da obra. O governo promete entregar tudo, 23 km da pista central em cada lado do rio, em março. A obra vai custar R$ 1,9 bilhão, o equivalente a 9 km de metrô (15% da malha atual).


Texto Anterior: Incêndio em rebelião mata 5 presos e fere 40
Próximo Texto: Polícia prende suspeitos de aliciar jovens em baile funk
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.