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ESTRADAS
Duplicação da rodovia que é principal ligação com o litoral norte já provoca polêmica com ambientalistas
Nova Tamoios irá cortar a serra do Mar
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL
A duplicação da SP-099, a rodovia dos Tamoios, cortará um trecho do Parque Estadual da Serra
do Mar, no litoral norte de São
Paulo. Ainda no papel, o projeto
já está provocando polêmica entre os ambientalistas, que temem
a degradação da mata atlântica
nativa e uma urbanização descontrolada às margens da estrada.
A construção dessa pista nova
faz parte de um pacote de grandes
obras civis, proposto pela administração Geraldo Alckmin
(PSDB), que formará um "corredor de exportação", ligando o interior ao porto de São Sebastião.
O projeto, orçado em R$ 875 milhões e que repassará parte das estradas para a iniciativa privada, só
deve ser concluído em 2008.
O que alertou os ambientalistas
foi a decisão do governo estadual
de construir a segunda pista isolada à já existente, com o trecho de
serra quase que integralmente feito de túneis e viadutos -nos
moldes da nova Imigrantes.
Se a pista fosse feita junto à
atual, a área degradada com a
obra e a ocupação humana se restringiriam ao trecho já desmatado, dizem ambientalistas.
Membro do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente),
o advogado Eduardo Hipólito do
Rego deu o primeiro passo de um
processo que pode se alongar por
anos e desmontar o cronograma
do governo, de iniciar as obras
ainda em 2006, ano eleitoral: solicitou que a Secretaria de Estado
do Meio Ambiente faça uma audiência pública ainda na fase do
pré-licenciamento.
"Tememos que as obras e o movimento de carros e pessoas causem um grande impacto na serra
e também incentivem a ocupação
de áreas protegidas", diz Hipólito.
A secretaria afirmou que será
realizada a audiência pública solicitada. Deve agendar o evento nas
próximas semanas.
Esse novo embate que se inicia
com ambientalistas em uma obra
de grande porte do governo estadual já preocupa Alckmin, segundo a Folha apurou. O governador
teme uma reedição dos problemas enfrentados para completar
o licenciamento ambiental do trecho sul do Rodoanel, que estava
programado para começar em
2006 -ano em que o tucano deseja disputar a Presidência pelo
PSDB- e agora deve atrasar.
Preocupação ambiental
O secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, reuniu-se na terça-feira com Alckmin para decidir os últimos detalhes do
projeto do corredor de exportação. "A maior parte das concessões será feita por PPP [parceria
público-privada]. Só falta saber o
volume de recursos", disse.
Lopes afirma estar atento às
questões ambientais. "Será uma
estrada verde exemplar, assim como a Imigrantes, que tem 9 viadutos e 8,7 quilômetros de túneis para impactar menos o ambiente."
Inaugurada em 2002, a pista
descendente da Imigrantes custou cerca de R$ 1 bilhão. Parte da
verba, bancada pela iniciativa privada (que hoje cobra pedágio), foi
empregada na reposição de 430
mil árvores nativas e em obras habitacionais para evitar a ocupação
dos morros pelos 4.500 operários
que trabalharam na rodovia.
"No trecho de planalto (com 65
km), vamos gastar R$ 410 milhões. Já no trecho que cortará a
serra do Mar (15 km) a previsão é
gastar cerca de R$ 500 milhões. O
esforço para preservar a mata será
enorme", diz o secretário.
Ainda que o projeto seja, segundo o governo, ambientalmente
criterioso, Hipólito, do Consema,
se mostra preocupado. "Túneis e
viadutos têm impacto grande no
ambiente, especialmente na construção. E é preciso evitar a ocupação da mata pelos operários da
obra. Caso contrário, formam-se
novas favelas na região", afirma.
Ele também teme que a nova
Tamoios atraia um número excessivo de turistas ao litoral, que
conta com infra-estrutura deficiente. "Há praias onde a rede de
saneamento entra em colapso no
verão. Ninguém sabe o que pode
acontecer se houver uma explosão populacional."
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