São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CEARÁ


Meningite já causou 2 mortes neste ano
Já foram confirmados neste ano, no Ceará, quatro casos de meningite. Desses, dois doentes morreram. O caso mais recente foi o da enfermeira Francirosa Matos Mota, 45, que morreu no sábado. A contaminação ocorreu em uma praia de Caucaia (região metropolitana), onde ela passava férias.
Segundo a epidemiologista Suzana Glória Silveira, da Secretaria de Estado da Saúde, o número de casos da doença vem caindo ano a ano. Para ela, as mortes só aconteceram porque a doença ocorreu em sua forma mais grave.
Em 2005, houve 78 casos no Ceará, com 12 mortes.
A meningite, inflamação das meninges, é transmissível, mas não em larga escala, apenas de pessoa para pessoa, pelo contato direto com secreções infectadas, como a saliva.
O clima mais úmido do período chuvoso propicia a proliferação mais fácil da doença, segundo Silveira. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA)

Texto Anterior: Crise na saúde: Sem ar-refrigerado, hospital adia cirurgias
Próximo Texto: Nordestinos: Ato critica frase de Cesar Maia sobre dengue
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.