São Paulo, quinta-feira, 25 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia identifica grupos com arma

DA REPORTAGEM LOCAL

O serviço reservado da Polícia Militar identificou grupos de pessoas que estariam se armando para enfrentar a tropa de choque, no ato marcado para hoje à tarde.
As armas, no caso, seriam bolinhas de gude -usadas para derrubar os cavalos da PM- e coquetéis molotov (bombas incendiárias), principalmente.
Segundo policiais do setor de inteligência da PM, os relatórios foram passados para o Comando Geral. Oficialmente, a informação não é confirmada.
Supostos militantes do PSTU estariam envolvidos. O presidente nacional do PSTU, Valério Arcari, disse ontem que os membros de seu partido não provocarão choque com a PM hoje, mas que a sigla "não pode responder por outros manifestantes". "Estão fazendo com o PSTU nas cidades o mesmo que tentam fazer com o MST no campo", disse Arcari, referindo-se ao que chama de tentativa de "desmoralização do movimento social" pelas autoridades.
Segundo Arcari, incidentes recentes, como o do ovo atirado no ministro da Saúde, José Serra, são prova de que o PSTU não toma a iniciativa de gerar conflitos. O manifestante era do PT.
Lideranças que trabalham na preparação do protesto afirmaram que é impossível controlar a ação isolada de baderneiros.
""Infelizmente há setores interessados em tumultuar", afirmou Dirceu Travesso, membro da executiva estadual da CUT e da direção nacional do PSTU.
Líderes de entidades estudantis também reforçaram a orientação para que o confronto seja evitado. Eles temem não conseguir controlar alguns estudantes, principalmente caso haja tumulto. "Não vamos controlar carneirinhos. Estamos falando com todas as lideranças para que evitem qualquer tipo de confronto, mas não sabemos qual será a reação deles caso a polícia parta para cima", disse Danilo Moreira, da direção nacional da UNE. A preocupação da UNE é com os estudantes "infiltrados" no movimento.



Texto Anterior: Servidores da saúde fazem boneco de Covas e esperam reunir 2 mil
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: Concordância (inadequada) por atração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.