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TRÂNSITO
Veículos automotores com 3 ou mais anos serão vistoriados anualmente; medida ainda deverá ser regulamentada
Inspeção de carros pode começar em 2004
IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo federal quer implantar no ano que vem a inspeção
veicular no país. A medida prevê
que todo dono de veículo automotor com três ou mais anos de
fabricação pague uma taxa pelos
exames, estimada entre R$ 70 e R$
100 -a arrecadação seria dividida entre União, Estados e empresas concessionárias.
A medida deve ser regulamentada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) até o
final de setembro.
Segundo o plano, até 2006 todos
os 35 milhões de carros, caminhões, motos, ônibus e semelhantes do país terão sido examinados.
A idade média da frota brasileira é
de cerca de dez anos.
A vistoria seria feita anualmente, e o governo quer que o pagamento seja feito junto com o licenciamento. Caso fique constatado que o veículo não tem condições de trafegar, ele será apreendido no momento da inspeção.
A vistoria será feita por empresas privadas. Estuda-se uma forma de eliminar a licitação e usar
um processo de credenciamento.
Montadoras ou oficinas teriam de
se cadastrar no Denatran e já estariam aptas a inspecionar veículos.
A responsabilidade pela fiscalização do processo caberia aos Estados. Segundo a proposta do governo, os Estados receberiam a taxa de inspeção veicular obrigatória e repassariam uma parte para
União e empresas.
A única exceção em todo o país
deve ser o Estado de São Paulo.
Na capital, que tem uma frota de 5
milhões de veículos, a receita seria
administrada pela prefeitura e
não pelo governo estadual.
Segundo o projeto do governo,
a União teria a tarefa de auditar
essa relação. Por isso, teria direito
a uma parte do valor cobrado.
A taxa também precisará custear o sistema de transmissão de
dados dos Estados para a União.
Com isso, a fatia do governo na
divisão seria ainda maior.
Estudos
O plano foi apresentado ontem
pelo Denatran em uma consulta
pública a empresas, representantes de Detrans (Departamentos
Estaduais de Trânsito) e interessados, em Brasília.
O governo não dispõe de estimativas sobre os custos da fiscalização. O único dado apresentado
ontem foi o gasto anual com acidentes de trânsito: R$ 10 bilhões.
A inspeção veicular está prevista no Código de Trânsito Brasileiro, de 1998, mas nunca foi implementada. O Denatran, a quem cabe regulamentar a questão, realizou ontem a primeira consulta
pública para delinear o projeto.
Segundo a Folha apurou, a determinação para implementar a
inspeção foi dada pelo presidente
Luiz Inácio Lula da Silva. A justificativa oficial é renovar a frota para
diminuir acidentes, mas se insere
em um contexto maior de incentivar a indústria automobilística,
que enfrenta queda de vendas.
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