São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009

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Projeto prevê Tamoios mais longa e rápida

Segundo plano do governo para duplicação do trecho de serra, parte sinuosa do principal acesso ao litoral norte será eliminada

Desenho, que ainda pode ser alterado, prevê uma bifurcação que dividirá a estrada em duas, cortando áreas de mata atlântica

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O pré-projeto do novo traçado da Tamoios prevê que a rodovia, depois de duplicada, ficará 14 km mais longa, mas também mais rápida. Isso porque o trecho sinuoso será eliminado, conforme o plano elaborado pelo governo para a duplicação do trecho de serra da Tamoios (SP-99), principal acesso ao litoral norte de São Paulo.
O desenho, que ainda será analisado e pode sofrer mudanças, prevê uma bifurcação que dividirá a Tamoios em duas, cortando áreas de mata atlântica em Caraguatatuba.
Pelo traçado em estudo, a bifurcação começa pouco antes do início da serra, entra pelo lado esquerdo, cruza a atual Tamoios e desce nas proximidades da fazenda Serramar, onde a Petrobras está construindo uma unidade de processamento de gás do campo dos Mexilhões.
A via ficará mais rápida porque o traçado atual tem muitas curvas que fazem com que principalmente os caminhões diminuam muito a velocidade.
Com a eliminação das curvas, a velocidade média aumentará. A maioria dos caminhões que se dirigem ao porto deve ser desviada para a nova pista. O traçado atual será reformado para ser usado principalmente por quem vai a Caraguatatuba.
O governo pretende duplicar toda a rodovia e já havia aberto a licitação da obra, que seria feita com recursos próprios.
A Secretaria de Estado dos Transportes iniciou, em maio, o licenciamento ambiental do trecho de planalto, cujas obras são estimadas em R$ 280 milhões, para a construção de pistas duplas em 53 km, entre a rodovia Carvalho Pinto e o km 64,4, já em Caraguatatuba.
Porém, depois disso, o governo decidiu repassar a obra para a iniciativa privada, por meio de concessão (que prevê autorização para instalar ao menos dois pedágios). Em razão disso, o DER suspendeu a licitação que escolheria as empresas para a supervisão das obras.
A duplicação da Tamoios faz parte de um projeto maior, que inclui a ampliação da capacidade do porto de São Sebastião e a construção de um anel viário ligando a região do cais a Caraguatatuba (173 km de SP).
Segundo o governo, a duplicação da Tamoios e a construção do anel viário são prioritários, pois a ampliação do porto, obra prevista para 2010, com dinheiro privado, provocará "inevitável aumento do fluxo de caminhões" na rodovia.
Após a construção do anel viário, aquele trecho da rodovia Rio-Santos (SP-55) será incorporado à estrutura viária local entre as duas cidades, o que deve eliminar os congestionamentos que se formam no chamado retão de Caraguatatuba.
Após passar por Caraguatatuba, o anel viário chegará a São Sebastião do topo do morro do Varador, que dará acesso direto ao porto, sem interferir no trânsito local, já problemático.


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