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Projeto prevê Tamoios mais longa e rápida
Segundo plano do governo para duplicação do trecho de serra, parte sinuosa do principal acesso ao litoral norte será eliminada
Desenho, que ainda pode ser alterado, prevê uma bifurcação que dividirá a estrada em duas, cortando áreas de mata atlântica
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
O pré-projeto do novo traçado da Tamoios prevê que a rodovia, depois de duplicada, ficará 14 km mais longa, mas também mais rápida. Isso porque o
trecho sinuoso será eliminado,
conforme o plano elaborado
pelo governo para a duplicação
do trecho de serra da Tamoios
(SP-99), principal acesso ao litoral norte de São Paulo.
O desenho, que ainda será
analisado e pode sofrer mudanças, prevê uma bifurcação que
dividirá a Tamoios em duas,
cortando áreas de mata atlântica em Caraguatatuba.
Pelo traçado em estudo, a bifurcação começa pouco antes
do início da serra, entra pelo lado esquerdo, cruza a atual Tamoios e desce nas proximidades da fazenda Serramar, onde
a Petrobras está construindo
uma unidade de processamento de gás do campo dos Mexilhões.
A via ficará mais rápida porque o traçado atual tem muitas
curvas que fazem com que
principalmente os caminhões
diminuam muito a velocidade.
Com a eliminação das curvas,
a velocidade média aumentará.
A maioria dos caminhões que
se dirigem ao porto deve ser
desviada para a nova pista. O
traçado atual será reformado
para ser usado principalmente
por quem vai a Caraguatatuba.
O governo pretende duplicar
toda a rodovia e já havia aberto
a licitação da obra, que seria feita com recursos próprios.
A Secretaria de Estado dos
Transportes iniciou, em maio,
o licenciamento ambiental do
trecho de planalto, cujas obras
são estimadas em R$ 280 milhões, para a construção de pistas duplas em 53 km, entre a rodovia Carvalho Pinto e o km
64,4, já em Caraguatatuba.
Porém, depois disso, o governo decidiu repassar a obra para
a iniciativa privada, por meio
de concessão (que prevê autorização para instalar ao menos
dois pedágios). Em razão disso,
o DER suspendeu a licitação
que escolheria as empresas para a supervisão das obras.
A duplicação da Tamoios faz
parte de um projeto maior, que
inclui a ampliação da capacidade do porto de São Sebastião e a
construção de um anel viário ligando a região do cais a Caraguatatuba (173 km de SP).
Segundo o governo, a duplicação da Tamoios e a construção do anel viário são prioritários, pois a ampliação do porto,
obra prevista para 2010, com
dinheiro privado, provocará
"inevitável aumento do fluxo
de caminhões" na rodovia.
Após a construção do anel
viário, aquele trecho da rodovia
Rio-Santos (SP-55) será incorporado à estrutura viária local
entre as duas cidades, o que deve eliminar os congestionamentos que se formam no chamado retão de Caraguatatuba.
Após passar por Caraguatatuba, o anel viário chegará a São
Sebastião do topo do morro do
Varador, que dará acesso direto
ao porto, sem interferir no
trânsito local, já problemático.
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