São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"A gente precisa correr muito para sobreviver"

DA REPORTAGEM LOCAL

O mesmo motorista que reclama da imprudência do motociclista no trânsito muitas vezes exige que sua pizza chegue rapidinho e liga para reclamar quando ele se atrasa.
Para Juciara Rodrigues, coordenadora de educação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), essa situação indica que, embora a fiscalização com rigor dos motociclistas seja "muito importante", está longe de ser uma solução mágica para conter os acidentes com esses veículos.
Rodrigues diz que, apesar de serem vistos como vilões, os condutores de motos -especialmente os motoboys, que usam esse veículo como instrumento de trabalho- são também vítimas de uma forma precária do serviço, que exige rapidez. Até porque, em muitos casos, eles recebem pelo número de entregas realizadas.
Para ela, a melhoria da segurança viária passa pela "educação de todos", incluindo os motoristas de carros, e pela regulamentação dos motoboys -a maioria dos quais trabalha sem carteira assinada.
Motoboy em São Paulo há cinco anos, Wellington Santana, 28, reclama da possibilidade de uma fiscalização mais rígida das motocicletas. "A gente precisa correr muito para sobreviver", diz. Ele levou cinco multas neste ano.
O presidente do sindicato dos motoboys em São Paulo, Aldemir Martins, acha que ninguém deve ficar impune e propõe a criação de mais faixas exclusivas para motos para reduzir acidentes.
Na semana passada, a CET implantou a primeira experiência desse tipo no país, na avenida Sumaré (zona oeste de São Paulo).
Antes, já havia adotado uma faixa preferencial para motos na avenida Rebouças -mas que foi desrespeitada pela maioria.
Na Sumaré, houve dois atropelamentos no primeiro dia de faixa exclusiva. Ontem à noite, outro acidente: uma moto foi atingida por um carro que fazia conversão proibida na avenida. O piloto da motocicleta fraturou o pé.
Para a CET, a experiência vai melhorar a segurança dos motociclistas. (AI)


Texto Anterior: Maiores infratoras, motos ficam impunes
Próximo Texto: CET diz que próximas lombadas irão flagrar abuso de motociclistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.