São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula envia ministros para SC e pede 1 minuto de silêncio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a três ministros que desembarcassem hoje em Santa Catarina para avaliar os estragos causados pelas fortes chuvas e para montar um plano de ação na região.
Devem chegar ainda hoje ao Estado os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Jorge Armando Félix (Gabinete de Segurança Institucional) e Alfredo Nascimento (Transportes).
Lula encerrou uma conferência na noite de ontem em Brasília com o pedido à platéia para que fosse feito um minuto de silêncio em memória das vítimas. O presidente afirmou ter obtido do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), a informação de que o número de mortos devido às enchentes chega a 51, e que 90% da cidade de Itajaí e arredores estão debaixo d'água. Até o fechamento desta edição, no entanto, o número de mortos no Estado já chegava a 65.
"Enviamos aviões da Aeronáutica para começar um processo de resgate. Amanhã vão vários ministros para lá para ver o que é possível fazer, recuperar várias estradas. Estamos no final do ano, muita gente visita Santa Catarina e várias estradas estão totalmente desmontadas", disse o presidente.
O Ministério da Integração Nacional enviou ao Estado 12,4 mil cestas de alimentos e 12 mil colchões e toalhas.
Roberto Guimarães, secretário nacional de Defesa Civil -órgão ligado ao Ministério de Integração Nacional-, havia chegado a SC já no domingo. Ontem, ele sobrevoou as regiões mais afetadas pela chuva. "A situação é crítica, mas as águas já começam a baixar."


Texto Anterior: Após deslizamento, RS e parte de SC ficam sem gás
Próximo Texto: "O Estado virou um mar de lama"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.