UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tráfico faz 2º dia de ações violentas

Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem
Ônibus queimado perto do Complexo do Alemão (zona norte)


DA SUCURSAL DO RIO

Mais seis ônibus foram incendiados ontem no Rio de Janeiro, no segundo dia de ações violentas supostamente comandadas por traficantes da facção Comando Vermelho. Na zona norte, um supermercado foi metralhado de madrugada e lojas dos bairros de Ramos e Inhaúma fecharam por ordem do tráfico.
No total, 40 veículos foram queimados no Grande Rio da madrugada de segunda até as 19h de ontem, incluindo 31 ônibus. Na segunda, o taxista Sílvio Manuel Fernandes, 73, morreu com um tiro na cabeça ao tentar furar o bloqueio que traficantes montaram em ruas de Benfica (zona norte). Outras 16 pessoas ficaram feridas em atentados a 23 bairros da capital, anteontem. Ontem, não houve feridos. Vinte e oito pessoas estão presas sob acusação de participar dos ataques.
A primeira ação de ontem aconteceu pouco depois da meia-noite. Um "bonde" (comboio de traficantes armados) metralhou a entrada do supermercado Bon Marché, na Penha (zona norte). A sigla CV foi pichada na parede de vidro do supermercado.
Segundo a Polícia Civil, o ataque teria sido uma retaliação do tráfico pelo fato de o supermercado ter ficado aberto até as 22h de anteontem. Na segunda-feira, um panfleto assinado pelo CV afirmava que os comerciantes que abrissem suas portas seriam "radicalmente punidos". Para a polícia, traficantes da favela Vila Cruzeiro foram os autores dos tiros.
Durante a madrugada, um ônibus foi incendiado em Duque de Caxias (Baixada Fluminense). Em Honório Gurgel e em Guadalupe (zona norte), dois ônibus também foram incendiados.
As lojas demoraram a abrir em alguns bairros. Segundo testemunhas, um grupo de jovens mandou que os comerciantes da Central do Brasil (centro) fechassem suas portas. Eles retardaram a abertura até por volta das 10h30.
Nas imediações do complexo de favelas do Alemão (Ramos, zona norte), todo o comércio ficou fechado. Um ônibus foi incendiado. Na estrada de Itararé, perto do complexo do Alemão, dois ônibus foram apedrejados. À noite, mais um ônibus foi incendiado.
Por volta das 19h30, houve uma tentativa de saque em um supermercado de Bonsucesso (zona norte). Um grupo de homens armados invadiu a loja, mas fugiu com a chegada de policiais.
Meia hora depois, moradores da favela do Jacarezinho (zona norte) tentaram ocupar ruas próximas. Os moradores se dispersaram com a chegada de PMs.
Também na zona norte, por volta das 21h, traficantes da favela Bandeira Dois chegaram a fechar uma avenida em frente ao shopping Nova América, em Del Castilho. Com a chegada da polícia, houve troca de tiros, mas ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram. (MÁRIO HUGO MONKEN, TALITA FIGUEIREDO E FABIANA CIMIERI)


Texto Anterior: Caos no Rio: Da prisão, traficantes orientaram atentados
Próximo Texto: Rosinha admite discutir atuação de militares
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.