São Paulo, terça-feira, 26 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Culpa pelo fracasso escolar é atribuída ao aluno, diz estudo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No Brasil, a culpa pelo fracasso na escola é atribuída por pais, professores e alunos ao próprio estudante. A criança, por sua vez, quando tem alguma dificuldade, encontra mais ajuda em casa do que na escola.
As conclusões são de estudo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), feito em parceria com o Inep (instituto de pesquisa ligado ao Ministério da Educação) e divulgado ontem.
"Repensando a Escola: Um Estudo Sobre os Desafios de Aprender, Ler e Escrever" é fruto de entrevistas realizadas em 2005 com cerca de 20 mil alunos da 4ª série, pais e professores de dez Estados do país, inclusive São Paulo.
O trabalho aponta que o professor culpa a "falta de vontade" do aluno e a participação insuficiente de seus pais no processo de aprendizado pelo mau desempenho. Um dado revelador disso é que 76,7% dos docentes dizem acreditar que os alunos não fazem lição por preguiça.
A pesquisa aponta ainda que a instituição não é a que mais ajuda o aluno. Embora 82,3% digam que, quando têm problemas, a professora os auxilia, 47,8% respondam que é em casa que encontram mais ajuda.


Texto Anterior: Tema é debatido no Congresso desde 1999
Próximo Texto: Alunos da Unicamp mantêm invasão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.