São Paulo, domingo, 26 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EPIDEMIA

Consumo de fibras caiu 35,7% em 30 anos

PRISCILA LAMBERT
da Reportagem Local

A quantidade de fibras alimentares consumida pelos brasileiros caiu 35,7% nos últimos 30 anos.
Esse é o resultado de um estudo realizado pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo).
De acordo com Elizabete Wenzel de Menezes, professora-doutora do departamento e uma das coordenadoras do estudo, pesquisas realizadas a partir de dados sobre aquisição de alimentos desde a década de 70 verificaram que o consumo de fibras alimentares caiu de 19,3 g diárias por pessoa na década de 70 para 16 g nos anos 80.
O salto maior se deu na década atual, quando o brasileiro passou a consumir 12,4 g de fibra alimentar. A pesquisa foi realizada em seis regiões metropolitanas do país -São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Belém.
Segundo um trabalho publicado pelo próprio departamento -a Aplicação das Recomendações Nutricionais Adaptadas à População Brasileira-, a recomendação diária de consumo de fibras por pessoa é de 20 gramas.
Benefícios das fibras
De acordo com Franco Lajolo, chefe do departamento, as fibras são fundamentais para o bom funcionamento do aparelho digestivo e ajudam na eliminação de gorduras e colesterol. "As fibras são peças muito importantes em dietas alimentares", diz.
Além disso, as fibras auxiliam na prevenção de doenças crônicas degenerativas como diabetes e câncer de cólon, entre outras.
Lajolo afirma que a redução da ingestão de fibras é um dos reflexos da mudança de hábitos do brasileiro. "As pessoas têm cada vez menos tempo para fazer refeições e acabam se utilizando de fast-food e enlatados que trazem muita gordura e pouca fibra", diz.
"Se voltássemos a comer nossa alimentação tradicional -arroz, feijão, bife e salada-, com certeza a ingestão de fibras voltaria aos índices recomendados." As fibras são encontradas principalmente em frutas, verduras e cereais.
A pesquisa mostra que, nas últimas três décadas, houve queda de 35% no consumo de feijão e de 31% no de arroz -importantes fontes de fibra.
O consumo de pão, outra boa fonte de fibra, diminuiu 41%.
Segundo Elizabete, o consumo de frutas e verduras é tão pequeno que praticamente não apareceu nos inquéritos alimentares realizados.
Dietas
Para Lajolo, a grande solução para os obesos é escolher melhor os alimentos e diminuir a quantidade. "Não adiantam dietas rápidas, fórmulas milagrosas, combinações alimentares e proibição rígida de alimentos. Uma pessoa só vai emagrecer e manter o peso quando conseguir reeducar seus hábitos alimentares."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.