São Paulo, domingo, 26 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assunto é tabu para homens

da Reportagem Local

Os motivos que levam alguém a não ter interesse por sexo podem ser desde uma libido menos desenvolvida até algum trauma na infância.
"Dor na relação, formação rígida, problemas na infância relacionados podem ser as razões, mas é muito difícil chegar às causas sem um estudo mais detalhado de cada caso. Tem gente que já está há tanto tempo sem sexo que, às vezes, se esquece de quando e por que deixou de praticá-lo", diz a terapeuta Carmita Abdo.
Segundo ela, muitas vezes a pessoa vive bem sem sexo por ter outros interesses e ter dirigido suas energias para eles. "Se não há uma aversão, então não se pode generalizar a falta de sexo como uma patologia."
No entanto, para os terapeutas sexuais, quem nunca faz sexo deve olhar o fato com maior cuidado. Na opinião unânime dos psiquiatras consultados pela Folha isso não é normal e pode indicar problemas psicológicos.
Falar sobre o problema também não é fácil. "Eles, muitas vezes, no consultório, ainda insistem que estão bem assim, mas, com um pouco mais de atenção, podemos acabar vendo que não é bem assim", diz Georgia Iema.
Para os homens, a coisa complica. "Já tive pacientes que ficaram sem fazer sexo por anos e diziam não se importar, mas eram incapaz de conversar com qualquer pessoa sobre o assunto", diz o terapeuta do Instituto Paulista de Sexualidade Oswaldo Rodrigues.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.