São Paulo, sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Governo fará "pente fino" em fábricas de leite

A partir de segunda-feira, todo o setor leiteiro do país será alvo de inspeções preventivas do Ministério da Agricultura

Outra medida anunciada ontem é a interdição, pela Anvisa, de lotes de leite longa vida das marcas Parmalat, Calu e Centenário

JUCIMARA DE PAUDA
DA FOLHA RIBEIRÃO, EM UBERABA

O governo federal anunciou ontem em Uberaba (MG) que vai passar um "pente-fino" em todas as fábricas de leite do país. O anúncio foi feito três dias após a prisão de 27 pessoas ligadas a duas cooperativas mineiras acusadas de adulterar o leite para aumentar o prazo de conservação e o volume.
As prisões resultaram de três meses de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público de Uberaba que culminou com a Operação Ouro Branco, deflagrada pela PF na última segunda em Passos e Uberaba.
A investigação aponta que substâncias como soda cáustica, água oxigenada e citrato de sódio eram adicionadas ao leite da Copervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande), de Uberaba, e da Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro), de Passos.
Segundo a PF, o presidente e funcionários da Copervale confirmaram a adição de soda cáustica ao leite.
Entre os clientes dessas cooperativas estão a Parmalat, a Nestlé, a Calu e a Centenário.

Lotes interditados
Também foi definido que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinará hoje a interdição de lotes de leite longa vida produzidos pela Parmalat, Calu e Centenário (veja quadro nesta pág.).
Isso significa que esses lotes não poderão ser comercializados. Para quem tem unidades desses lotes em casa, a orientação da Anvisa é não consumir o produto até a conclusão das investigações e análises.
A agência, porém, reitera que esses produtos não representam risco iminente à saúde porque é pequena a quantidade de produtos adicionada ao leite.
Além disso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Minas informou, em nota, que, embora os laudos indiquem irregularidades no leite, não é possível afirmar que tenha sido adicionada soda cáustica, uma vez que o método de análise não identifica a substância.
Na nota, a secretaria mineira cita investigações na Copervale e em uma cooperativa de Itumbiara (GO).
"Vamos retirar do mercado os produtos identificados como fraudados. O "Diário Oficial" vai trazer amanhã (hoje) com precisão os lotes e as unidades fabris onde eles foram produzidas", disse Laura Brant, gerente de Inspeção e Controle de Risco de Alimentos da Anvisa.
As medidas foram anunciadas após uma reunião de técnicos do órgão com integrantes do Ministério da Agricultura, Polícia Federal e Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, em Uberaba. A força-tarefa foi criada após a Operação Ouro Branco.

Pente-fino
Nelmon Oliveira da Costa, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, informou que a operação pente-fino em todo o setor leiteiro do país vai começar na próxima segunda-feira.
"Todas as marcas de leite existentes no país vão passar por uma análise rigorosa. Qualquer empresa que tenha indício de fraude vai ser investigada. Depois vamos estender para todas as marcas de leite existentes no país tanto do leite UHT como do pasteurizado. Não vai ser feito em 24 ou 48 horas, mas vamos desencadear a operação", disse.
"A denúncia é rotina, mas fraude como a descoberta pela Polícia Federal de Uberaba nos surpreendeu. Intensificamos as ações, mas esperamos que essa fraude seja pontual", disse.
De acordo com Costa, as empresas onde forem constatadas as fraudes serão punidas e só poderão voltar a atuar no mercado após atender uma série de exigências do ministério.
Luiz Felipe Caram, sub-secretário da Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, afirmou que o governo mineiro também vai disponibilizar técnicos para fazer a análise de amostras dos produtos onde foram constatadas as fraudes.


Colaboraram a Sucursal de Brasília e a Agência Folha


Próximo Texto: Laudo de laboratório federal aponta água oxigenada em leite cru da Casmil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.